Santa Missa abre programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual na Apae de Italva

Apae de Italva iniciou, na manhã desta quarta-feira (21/08), a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implantação das Políticas Públicas. Durante a manhã foi celebrada Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco de Assis Moraes, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Participaram da celebração direção da entidade, funcionários e assistidos, que foi aberta a participação da sociedade.

– Muito importante a presença da Igreja Católica na entidade que assiste a pessoas da comunidade de Italva. E a importância de uma igreja e religião em saída e que esta nas diversas situações de periferia e ao encontro de uma realidade social, muitas vezes invisível a sociedade, mas que precisa de apoio. E como é bom ver uma entidade que alem da assistência se dispõem em dar amor aos assistidos. – pontua Pe. Assis.

Até o dia 28 acontecem diversas atividades, com culto presidido pelo Pastor Eli Crispin as 9h de amanhã e em seguida recreação promovida pela Tia Eliane. Mas muita animação com piquenique e dia de beleza para os assistidos e no encerramento exibição de filme com direito a pipoca.

A Coordenadora da entidade Alcenir Ribeiro Souza destaca as dificuldades de manter o atendimento e fala da necessidade de toda sociedade estar ajudando a manter esse  serviço. A entidade esta funcionando em um único turno por não ter como contratar funcionários.

– Passamos por momentos de grandes dificuldades em questão de atendimento aos assistidos que teriam de estar na instituição todos os dias em horário integral e por falta de condições de contratações de funcionários muitos deles só vem uma vez por semana. A questão da alimentação que sobrevivemos através das doações. Muitas vezes nem os pais e responsáveis ignoram a própria instituição onde seus filhos são acolhidos, embora com dificuldades e por termos uma equipe  técnica devidamente preparada.

O Diretor do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, que levou um grupo de alunos a entidade falou da importância da visita para despertar nas crianças gestos de solidariedade, amor e partilha. E destacou o programa desenvolvido no educandário de visitas a realidades sociais que exigem o cuidado e a contribuição de toda sociedade.

– As crianças convivendo com essas realidades aprende a importância de estar atenta a essas questões sociais, mas um aprendizado que inspira a serem solidários a essas crianças que convivem com limitações tanto físicas como intelectual, mas que se forem visitadas serão amadas e respeitadas. – comenta Pe. Maxiliano.

A Professora Mahira Hespanhol falou desse importante convívio das crianças do educandário a Apae e disse do interesse dos alunos que manifestaram interesse em conhecer a entidade e as atividades desenvolvidas e saíram encantados com os trabalhos de arte desenvolvidos pelos assistidos.

– Infelizmente desta vez os assistidos estavam de férias, então nossos Alunos não tiveram contato com eles. Mas eles estavam interessados em conhecer o espaço, saber um pouco mais das atividades que são desenvolvidas lá. Ficaram encantados com os materiais que são confeccionados por eles. – destaca a professora.

Texto: Ricardo Gomes (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Apae/ Italva