Símbolos da JMJ Lisboa 2023 iniciam sua peregrinação

Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para anunciar o Evangelho e acompanhar os jovens em suas realidades.

Fonte: Gaudium Press

O Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, divulgou o calendário de peregrinação dos símbolos da JMJ. De acordo com o cronograma, a Cruz peregrina e o Ícone mariano ‘Salus Populi Romani’, percorrerão, além de Portugal, países como Angola, Espanha e Polônia.

Entre os dias 8 de julho e 15 de agosto deste ano de 2021, os símbolos da JMJ peregrinarão por Angola. Espanha e Polônia também serão visitadas pelos símbolos da JMJ, entretanto, a data ainda será anunciada. Já está confirmado que entre os dias 4 e 7 de agosto de 2022 a Cruz e o Ícone mariano estarão presentes na Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela.

Peregrinação por 21 Dioceses portuguesas

Entre novembro de 2021 e julho de 2023, 21 Dioceses portuguesas receberão a Cruz peregrina e o Ícone mariano ‘Salus Populi Romani’, que permanecerão por um mês em cada uma delas.

O itinerário de Dioceses portuguesas é o seguinte: Algarve, Beja, Évora, Portalegre- Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal na Madeira, Angra do Heroísmo nos Açores, Lamego, Bragança-Miranda, Vila Real, Porto, Setúbal, Forças Armadas e de Segurança, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Santarém e finalmente Lisboa em julho de 2023.

Os símbolos da JMJ

Esta tradição foi iniciada pelo Papa São João Paulo II que, no ano de 1984, entregou a Cruz do Ano Jubilar da Redenção aos jovens pedindo que a levassem pelo mundo “como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciando a todos que somente em Cristo morto e Ressuscitado há salvação e redenção”.

Já o Ícone de Nossa Senhora é uma réplica da ‘Salus Populi Romani’, que também foi entregue por São João Paulo II no ano de 2003. O quadro original está exposto na Basílica de Santa Maria Maior, e segundo a tradição, foi pintada por São Lucas.

Jornada Mundial da Juventude

Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo. Essas Jornadas acontecem entre dois a três anos, e em cada edição o Papa escolhe um novo país para sediar o evento.

A primeira edição ocorreu no ano de 1986, em Roma, as outras edições da JMJ ocorreram nas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

JMJ Lisboa 2023

A próxima Jornada Mundial da Juventude está marcada para ocorrer em Lisboa, Portugal, no ano de 2023. O tema escolhido pelo Papa Francisco para esta edição do encontro de jovens é “Maria se levantou e partiu sem demora”. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *