Governador Cláudio Castro participa da Missa Solene do Santíssimo Salvador
Celebração marcou a passagem dos 369 anos dos festejos do padroeiro de Campos
Texto e Fotos: Antônio Filho – Diocese de Campos
Mantendo viva uma tradição de 369 anos, Campos dos Goytacazes festeja, nesta sexta-feira (6), seu padroeiro, o Santíssimo Salvador. A Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz e concelebrada pelo Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, foi celebrada às 10h, na Catedral, contando com as presenças do governador Cláudio Castro; do prefeito Wladimir Garotinho, do deputado estadual e secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar e diversas autoridades, além dos fiéis, que foram renovar sua devoção ao Cristo Salvador.
No momento de sua reflexão, Dom Roberto destacou a importância do 6 de agosto. “Neste dia em que celebramos a transfiguração de Jesus como Salvador do universo, devemos lembrar que Cristo nos transforma, em cada momento de nossas vidas. Neste difícil período que vivemos, o Santíssimo Salvador nos conforta para construir algo muito melhor, uma cidade muito mais iluminada”, disse.
“Neste 6 de agosto de 2021, aqui estamos, em Campos, queridos Dom Roberto e Dom Fernando, na Solenidade da Transfiguração do Senhor, padroeiro dessa terra tão especial. Nossa missão, no Governo do RJ, é quebrar muros, construindo pontes, mostrando que o Estado do Rio somos todos nós. Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho, pela oportunidade de viver, com os campistas, este dia especial. Desejo que o Senho Jesus faça, de nós, homens e mulheres cada dia melhores”, enfatizou Cláudio Castro.
O vice-prefeito, Frederico Paes e sua esposa, Carla Paes, acompanharam a celebração, bem como o deputado Jair Bittencourt, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); o deputado estadual Bruno Dauaire e outros parlamentares. O presidente da Câmara Municipal de Campos, vereador Fábio Ribeiro, também esteve na celebração, acompanhado de outros vereadores. O secretário municipal de Governo, Juninho Virgílio, junto de outros secretários, acompanhou o prefeito Wladimir Garotinho.
O coral dos Arautos do Evangelho, regido pelo maestro Bruno Perse, emocionou os fiéis, entoado belos cânticos, durante a celebração. Após a Santa Missa Solene, um encontro de bandas de música centenárias, emocionou a comunidade que deixava a Catedral. Com 151, a Sociedade Musical Lyra de Apollo, sob a regência do maestro Ricardo Azevedo, foi a primeira a se apresentar. Em seguida, a Associação Musical Lira Guarany, com 128, sob a regência do maestro Ésio Ribeiro Amaral, realizou sua apresentação.