Forania São José promove Encontro de Formação para Medsc
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Com informações Vatican News
Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão da Forania São José, no Vicariato Noroeste, participaram de um sábado formativo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Itaperuna. O Encontro de formação contou com a participação de 150 Medsc’s que puderam participar de um momento de aprofundamento e espiritualidade. O encontro contou com a participação do assessor eclesiástico dos Medscs para o Vicariato Noroeste, Pe. Luiz Carlos Reis Amorim, além do diácono Renato que é o atual coordenador do Vicariato.
O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.
Desde 1965, o Santo Ofício concedia aos bispos da Alemanha Oriental deputar leigos para levar e distribuir a eucaristia nos lugares de celebração da Palavra, onde não havia sacerdote. A concessão era dada em experimento. Passou-se depois a uma concessão mais ampla com a instrução, em 1969, Fidei Custos, até à faculdade de escolher ministros extraordinários da Sagrada Comunhão com a instrução Immensae Caritatis, de 1973, e também pelo Motu Proprio de Paulo VI Ministeria Quaedam, de 1972, com o qual instituía os ministérios do leitor e do acólito. Os leigos não apenas ajudam a distribuir a Eucaristia na missa, mas tem sua custódia, o recipiente onde se coloca a Hóstia consagrada para levar aos enfermos (também chamada de teca). Os leigos podem fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra.