Pe. Lício lança na Bienal do livro sobre como lidar com luto

O escritor, suicidólogo, padre e pesquisador de luto e valorização da vida, Licio Vale lançou, no sábado (9/7), o livro “Como é que está aí? Luto no silêncio de uma resposta”, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro interativo publicado pela editora Paulinas Brasil, promove o acolhimento às pessoas em luto e encoraja o leitor a escrever sobre conjunto de emoções, opiniões, pensamentos e sentimentos que acercam um dos momentos mais difíceis da vida: às dores da perda e do luto.

A partir de uma situação traumática, que foi a experiência de uma longa quarentena por ocasião da pandemia da Covid-19”, vivenciada por todos em março de 2020, o autor destaca os impactos da pandemia e do isolamento na saúde mental e a importância do acolhimento e da valorização do sofrimento humano como alternativa às tragédias cotidianas do período. “O luto em tempos de pandemia se apresenta com efeitos muito mais potencializados e dolorosos nesse processo. As medidas preventivas adotadas, como o distanciamento social e a quarentena, por exemplo, limitaram e tornaram quase proibitivos os velórios e os enterros de pessoas queridas, uma vez que os caixões precisavam permanecer fechados durante toda a cerimônia, para evitar qualquer contato físico. Isso transformou a despedida de parentes e amigos em mais um distanciamento, impossibilitando o último adeus, o último beijo, o final digno de uma relação amorosa.”, detalha Licio Vale.

Licio Vale avalia que a interatividade do livro pode colaborar para a elaboração do luto. “Revele sua ferida e compartilhe sua dor, escreva o que você sente. Permita que estas páginas diminuam o peso que você carrega. Nunca se esqueça: a cura só acontece para quem é capaz de expor e partilhar sua dor”, diz o escritor na apresentação da obra. Luto interativo embora a dor da perda seja universal, a cultura ocidental contemporânea evidência pouco espaço e liberdade para se falar sobre o luto no mundo offline. Por esse motivo, o livro “Como é que está aí? Luto no silêncio de uma resposta”, combina a proposta de escrita dos sentimentos e emoções com a leitura de QR Codes que transferem o leitor para uma experiência em vídeo sobre a importância de saber elaborar o luto e suas fases.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *