Idosa e as lições e exemplo de vida
Maria da Conceição Ramos, faleceu no dia dedicado aos avós e deixa como legado uma vida dedicada a família, a igreja e as tradições culturais e religiosas da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Lição de fé e de uma vida que irradiou o amor ao próximo.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Deixa muita saudade e corações quebrados, mas também muitas lembranças maravilhosas que aquecerão nossos corações. Sua memória para sempre viverá conosco. Uma grande mulher, tocou muitas vidas e muitos corações que jamais a esquecerão. Até sempre, descanse em paz nos braços do Nosso Senhor, minha querida tia Conceição. ” Maria José de Carvalho.
Maria da Conceição Ramos, viveu intensamente 94 anos deixando lições de uma vida dedicada a família, a igreja e a preservação da tradição popular de sua cidade, sendo uma das responsáveis pela cavalhada, confeccionando por 50 anos as roupas e adereços usados pelos componentes no espetáculo que une fé e cultura. Uma mulher forte na fé no padroeiro da Baixada Campista, Santo Amaro.
E justamente no dia dedicado aos avós de Jesus que se despediu de todos. Entre lágrimas e aplausos foi sepultada. Dom Bernardo Queiroz, monge beneditino que participou da última homenagem realizada no dia 15 de janeiro fez questão de se unir a família com um gesto de amizade, respeito por uma mulher que deixa exemplo de fé e de amor ao próximo. Recordou a alegria diante de toda equipe da Cavalhada que foi até a sua residência para manifestar alegria e gratidão por revelar em sua vida um legado que jamais será esquecido.
Palavras eternizadas
“Na festa eu recebo muitos e muitos que chegam aqui na minha casa. Antes de começar a Cavalhada, eles correm aqui e vêm me ver. A Cavalhada é tudo! Eu amo, amo demais essas pessoas!” Maria da Conceição Ramos
Saudade. Mas importante para a historiadora Gisele Gonçalves é a grande lição que deixa as novas gerações. Uma mulher de muita garra que soube revelar um amor a todos, de todas as gerações. E uma existência onde soube aproveitar cada minuto sem perder um só segundo.
– Maria da Conceição Ramos, conhecida por “Dona Conceição”, a rainha da Cavalhada de Santo Amaro. Detentora do modo de fazer a indumentária da Cavalhada, confeccionou sua primeira veste em 1961, passando depois os saberes para sua filha e sobrinha. Porém, nunca deixou de participar, sendo uma figura presente até a sua última festa em vida, neste ano de 2022, quando a Comissão da Cavalhada e todos os cavaleiros prestaram uma homenagem. Sua casa e seu coração sempre estiveram abertos para todos que amavam a festividade. Maria da Conceição Ramos deixa o seu legado na transmissão de saberes e laços sociais. – relata Gisele Gonçalves.