Mercedários da Caridade promovem ceia natalina com os pobres
Reconhecer no pobre o rosto do Cristo sofredor que mesmo diante de tanto sofrimento e dor continua nascendo. Uma noite para revelar as alegrias do Natal na música e na caridade. Religiosos Mercedários da Caridade realizam momento de confraternização no Distrito de Travessão, Campos dos Goytacazes (RJ), com os pobres e fragilizados e revelam o Deus amoroso, que nasceu numa periferia.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Os Irmãos Mercedários da Caridade, presentes na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, no Distrito de Travessão, Campos dos Goytacazes, estão realizando um programa de evangelização e atendimento as famílias em vulnerabilidade social, numa comunidade com maior índice de pobreza. Cuidar dos pobres é uma das missões da comunidade religiosa. Durante o ano são distribuídas cestas básicas as famílias cadastradas pela Pastoral Social.
– A vivência da experiência do Nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus, nos coloca diante dos muitos desafios de nossa realidade pastoral. Jesus nos impulsiona a vivermos, na pessoa dos mais fragilizados, o seu Amor Misericordioso, a partilha dos Dons e nos faz experimentar o seu Amor que nos chama a transformar, na medida do possível, o que está em nosso redor. Somos chamados a cada vivência do Natal, a atualizar a missão do Cristo Senhor. Tenhamos um santo Natal e possamos viver sempre a experiência da Mercê de Deus em nossas comunidades. Que Jesus sempre nos abençoe!!!- comenta Pe. Ademir
Na preparação do Natal a Pastoral da Caridade preparou na sexta feira (23/12) uma Cantata reunindo os assistidos para momento de Ação de Graças e ao final foi servido uma ceia natalina para 400 convidados em forma de quentinha para levarem as suas residências e partilharem de um momento familiar. Pe. Ademir Dias Mendonça destaca a importância do cuidado com os pobres e revelar as lições de um Deus que nasceu na periferia.
Embalados pelos cantos natalinos, a magia do Natal foi vivenciada pelas mães, que puderam garantir um jantar festivo as famílias, as crianças com o brilho nos olhos em receberem os presentes do Papai Noel.
A Cantata de Natal embalou ou corações ainda atribulados pelas dores e sofrimentos, mas com a alegria de celebrar o nascimento do Menino Deus. Alegrias e a emoção de vivenciar um tempo de esperanças. Olhos fitos no jantar servido em forma de quentinhas, mas com a empolgação dos brinquedos distribuídos.
– Jesus já nasceu, morreu e ressuscitou, acontece que reviver o Natal, sob a luz cristã, comove o coração humano; talvez por pensarmos no menino pobre, deitado entre os animais, e envolto em faixas, ou quem sabe cercado pelos seus pais cheios de amor, mas excluídos pela sociedade da época. Tenho para mim que esse espírito de presépio se atualizou nesta noite. Deus novamente vem nascer em nosso meio, no sorriso das crianças, no amor dos pais, no compromisso pelo cuidado com a vida. Mostrar que o nascimento de um pobrezinho é grandioso, talvez denote que a pobreza não é condição de indignidade, mas de construção a partir daquilo que é essencial. – destaca Bruno Mazaroto.
Cuidar e revelar o amor de Deus
Momentos de confraternização e de lições de vida. Cuidar dos pobres é uma missão assumida no Distrito de Travessão, Campos dos Goytacazes pela Congregação dos Irmãos Mercedários da Caridade. Estar entre os pobres, vulneráveis e fragilizados na sociedade. Travessão é um dos lugares de maior concentração de pobres e um problema que foi agravado com a Pandemia.