PATRIMÔNIO: Varre-Sai em campanha pela Matriz de São Sebastião

Projeto visa restaurar a Igreja Matriz de São Sebastião em Varre-Sai. No domingo foi apresentada a maquete das obras que iniciam em março. O Pe. Rogério Cabral Caetano deu inicio a Campanha São Sebastião: 107 anos de História. Além da reforma a igreja será ampliada e terá cúpula além de instalação de vitrais. O sonho do Pe. Rogério Cabral Caetano é que a Igreja Matriz passe a fazer parte da Rota dos Mártires e impulsionando o turismo religioso na cidade.

– Uma intervenção de reforma e ampliação necessária que busca emoldurar com cuidado, respeito e valorização a bela matriz de uma cidade singular em nosso estado. Assim eu poderia resumir numa frase o que se propõe para a Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Varre-Sai, onde a utilização do templo já é precária, devido às patologias construtivas existentes, e insuficiente, devido à falta de espaço para acomodação dos fiéis. – destaca Pe. Rogério.

Pe. Rogério chama a atenção para a elaboração, a preservação do patrimônio histórico. Enfoca que a Igreja São Sebastião é patrimônio não perante reconhecimentos oficiais em órgãos de proteção patrimonial, mas um patrimônio, em reconhecimento do povo que utiliza, cuida e preserva, bem como perante o reverendíssimo pároco, Pe. Rogério, que idealizou este projeto, e cuidadosamente exigiu, a todos os membros da equipe, que se mantivesse a fachada e elementos internos atuais.

– É importante ressaltar que uma obra deste porte não é construída apenas para as gerações atuais, mas sim, para as gerações futuras. Como profissional que atua diretamente em obras de arquitetura sacra e religiosa, costumo defender que uma obra de igreja é como uma árvore plantada e que demora a dar frutos. Um padre nunca constrói uma obra para si. Uma comunidade nunca constrói uma obra para sua própria geração. Serão nossos filhos e netos a plenamente utilizar o que construiremos agora. – destacou Almir José Neto Arquiteto e Urbanista.

Uma História de Fé e Devoção. Por volta de 1848 o português Felicíssimo Faria Salgado, teria adquirido terras próximas às nascentes do Ribeirão Varre-Sai. Em 1850 teria criado o povoado de São Sebastião de Varre-Sai doando à igreja, aproximadamente 20 alqueires de terras como forma de agradecimento por uma graça recebida de São Sebastião. 1854 foi construída uma capela dedicada ao santo. Anos mais tarde, por volta de1913, a capela foi demolida e, em seu lugar, foi erguida a Igreja Matriz de São Sebastião. Essa doação foi confirmada muitos anos depois pelo Capitão Francisco Lopes da Silva, mais conhecido como Chico Lopes, casado com Ana Angélica de Faria, filha de José Antunes de Faria Salgado e de D. Maria Antonia de Faria, Herdeiro que é de Felicíssimo de Faria Salgado, reconheceu e confirmou a doação pelo mesmo feita dos terrenos para o patrimônio de São Sebastião.

Texto Ricardo Gomes

Fotos Sidney Rocha