Lançada maquete das obras da Matriz de São Sebastião de Varre-Sai
Durante a Santa Missa do Galo, na última terça-feira (24/12), aconteceu o lançamento da maquete digital de reforma, ampliação e decoração da Matriz de São Sebastião, na cidade de Varre-Sai, noroeste fluminense. O projeto do engenheiro civil Raphael Araújo, vitrais e decoração de Raul Travassos e arquitetura e urbanismo assinados por Almir José Neto. Na solenidade o Pe. Rogério Cabral destacou a importância da preservação da igreja, patrimônio da cidade.
O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, destacou durante uma mensagem em vídeo, gravada especialmente para a ocasião, os 107 anos de presença da Paróquia São Sebastião que precisa de ampliação. Uma história da presença da Igreja Católica em Varre-Sai. Memória que precisa ser preservada por se tratar de um patrimônio da cidade.
– É uma história e uma memória que tem um lugar e um emblema, sobretudo lugar de encontro da fé católica que esta precisando de reforma estrutural e física e de sua ampliação para dar mais conforto e possibilitar a participação dos fieis no sentido do espaço sagrado que foi também motivo do Concilio Vaticano II. Venho fazer um apelo, o Dizimo claro tem esse oficio de proporcionar um espaço litúrgico digno, mas também são necessárias campanhas para mobilizar a toda sociedade de Varre Sai e ampliar a rede de benfeitores porque o tempo não é só para nós católicos. O tempo é um sinal de fé no sagrado para toda a cidade. – destaca Dom Roberto Francisco.
Ainda falando sobre a Paróquia, que já se prepara para a festa do padroeiro São Sebastião. O Pe. Rogério Cabral encomendou uma imagem de 2,60 metros de altura, para a Igreja Matriz. O trabalho é do escultor Diego Andrade. A imagem será apresentada dia 05 de janeiro para a população. O Pe Rogério está restaurando todos os lugares sagrados para os católicos, em Varre-Sai.
Texto: Ricardo Gomes / Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Divulgação Pascom