Bispo preside Missa dos Santos Óleos restrito a sacerdotes do Governo Diocesano
O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco presidiu na manhã da quinta feira (28/05), na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador em Campos a Missa do Crisma com a Bênção dos Santos Óleos. A celebração Eucarística com a Igreja com as portas fechadas e numero reduzido de sacerdotes que receberam os Santos óleos que serão usados nas paróquias e comunidades religiosas na administração dos Sacramentos durante o ano.
A Santa Missa tradicionalmente é celebrada no Tríduo Pascal e composta de duas partes: A renovação das promessas sacerdotais em comunhão com o Bispo Diocesano e a segunda parte a Bênção e a Distribuição as paróquias. Pelo isolamento social neste tempo de Pandemia do Coronavirus a Santa Missa foi celebrada nesta semana dentro do Tempo da Páscoa, por orientação da Congregação do Culto Divino.
– Recebemos da Santa Sé a orientação de adiar e trasladar a Santa Missa Crismal ou Missa dos Santos Óleos para a frente, mas deve ficar no Tempo Pascal por significar a Páscoa da Igreja que nasce do lado aberto de Cristo, que é antecipada na Quinta Feira Santa e essa missa retrata todo mistério de comunhão e celebramos de forma reservada com o governo e o Conselho Presbiteral a portas fechadas. Essa missa vai nos passar essa experiência que esta viva e que é mistério de comunhão e tem um rosto e que acompanha o povo em todas as situações, no sofrimento, no isolamento, mas que é a Igreja que Cristo fundou uma, santa e católica e apostólica e vamos rezar por ela que é a esposa fiel de Cristo. Ela é o centro de nossa fé. – destaca Dom Roberto
Ricardo Gomes (Diocese de Campos / Regional Leste !)