Morre Dom Pedro Casaldaliga aos 92 anos de idade
Natural da Espanha em 1928 chegou ao Brasil aos 40 anos e é conhecido pelas causas em defesa dos direitos dos povos indígenas e no combate a violência dos conflitos agrários na Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).
Ricardo Gomes
Bispo Emérito de São Félix do Araguaia morreu na manhã neste sábado aos 92 anos de idade. Prelado estava internado em Batatais onde havia sido removido para tratamento médico devido a problemas respiratórios. Seu corpo será velado, a partir das 15 horas deste sábado, na capela do Claretiano, em Batatais. E, antes de ser velado e sepultado em São Félix do Araguaia, será também velado no município de Ribeirão Cascalheira (MT
Exames descartam a morte pela Covid 19. Nascido na Catalunha como Pedro Casaldàliga, chegou ao Brasil em 1968. Desde sua chegada ao Brasil iniciou lutas na defesa dos Direitos humanos e no inicio da década de 70 do século passado denunciou trabalho que ganhou o mundo no início da década de 1970. Essa mão de obra foi largamente utilizada em empreendimentos agropecuários na ocupação da região, com a cumplicidade dos militares.
Por sua posição na luta contra a Ditadura Militar e a violências de grileiros, madeireiros,garimpeiros e produtores rurais sofreu ameaças de morte sendo alvo de processos de expulsão do país. Foi uma das principais vitimas da censura durante os anos de chumbo.