Alunos interagem com aulas online no Colégio Fidelense

O Brasil e o mundo continuam na tentativa de conter o aumento do número de pessoas contaminados com o coronavírus, que transmite a Covid-19. Medidas como o distanciamento social e a quarentena foram necessárias, mas impactaram na vida de toda a população, principalmente as crianças e a educação. Creches, escolas e universidades suspenderam as atividades, mas começaram a utilizar outros recursos para continuar transmitindo o saber.

As instituições de ensino são orientadas a aproveitarem em ampla escala as ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo as plataformas e ambientes virtuais de ensino, para garantir os processos pedagógicos de aprendizagem. Os sistemas de ensino já estão produzindo vídeoaulas, transmissões ao vivo, exercícios online, entre outros mecanismos.

Pe. Maxwell Santos – diretor do Colégio Fidelense

Na Diocese de Campos, o Colégio Fidelense, que fica na cidade de São Fidélis, tem atuado ativamente nas plataformas digitais. Neste ano de 2020, a escola adotou o sistema de ensino UNOi. O UNOi educação é reconhecido como um dos projetos educacionais mais inovadores da América Latina e tem suas origens na década de 1990. Somente no Brasil a rede é composta por mais de 400 escolas parceiras, com mais de 130 mil alunos.

De acordo com o diretor do colégio Pe. Maxuell Santos, aponta que a instituição conta com os horários normais das aulas online, que antes eram presenciais, através do Google Meet, onde há um clima de interação entre professores e alunos. Neste período de pandemia, respondendo a sua pergunta, nosso colégio conta com os horários normais das aulas online que antes eram presenciais, através do Google meet. Os alunos interagem com os professores que dão as aulas, passam as atividades e as corrigem. “Com este momento difícil os nossos professores vêm encorajando os alunos a superarem o distanciamento do colégio, dos colegas através de palavras de ânimo que mostram que mesmo distantes estamos juntos. A mensagem sempre aborda que tudo isso em breve vai passar e nos reencontraremos novamente, por enquanto o abraço é virtual, mas em breve tudo isso passará e poderemos nos abraçar, brincar e estudarmos juntos”, declarou o padre Maxwell.

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), tem orientado as instituições católicas sobre a necessidade de estarem alertas e unir esforços em prol da informação em ampla divulgação para evitar a propagação da Covid-19 no país. Segundo D. João Justino, arcebispo de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação, “a situação de pandemia na qual nos encontramos remete cada educador à necessária atitude de reinventar. A educação é assim. Por ser histórica e política, ela não é um software que se adquire e se utiliza. Ela se dá na relação educador-educando e se repensa todos os dias. O novo coronavírus, também, nos dá a oportunidade de ponderar sobre o modo como se compreende a educação neste tempo. Não se perca essa oportunidade”.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Com informações da ANEC