Diocese de Campos mantém celebrações sem a presença de fiéis

O governo do estado do Rio de Janeiro publicou, por meio do decreto 47.112, permitiu a reabertura de organizações religiosas em todo o estado do Rio de Janeiro, desde que observada a distância de 1 metro entre as pessoas, assim como com a utilização da devida higienização. Entretanto, em nota divulgada na tarde deste sábado (06/06), o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, que também é o bispo referencial da Pastoral Nacional da Saúde, decidiu manter a celebração sem a presença de fiéis no território da Diocese de Campos, aguardando orientação das autoridades sanitárias municipais. “Tenho como principal preocupação a vida humana e espiritual, principalmente no direito à saúde. Por enquanto, vamos permanecer como estamos nesta caminhada, sem a presença de fiéis nas celebrações da Santa Missa, que continuam sendo transmitidas pelas redes sociais das paróquias e a oficial da Diocese”, declarou em nota Dom Roberto.

Veja a nota na íntegra:

– NOTA OFICIAL DIOCESE DE CAMPOS

A Diocese de Campos vem a público se pronunciar sobre as indagações de fiéis, referentes ao decreto 47.112 do governador Wilson Witzel, publicado em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (05/06), que autorizou a reabertura das organizações religiosas, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas. Todavia, tendo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, da 2ª Câmara Cível, a decisão de proibir a abertura dos templos religiosos para realização de cultos presenciais no Município do Rio de Janeiro. E ainda considerando o critério de prevalência, orientado pelo Supremo Tribunal Federal, dos decretos municipais sobre o estadual, além de acompanhar a nossa realidade atual, que não admite ainda a flexibilização dos espaços religiosos.

Como Bispo Diocesano de Campos e referencial da Pastoral Nacional da Saúde, tenho como principal preocupação a vida humana e espiritual, principalmente no direito à saúde. Por enquanto, vamos permanecer como estamos nesta caminhada, sem a presença de fiéis nas celebrações da Santa Missa, que continuam sendo transmitidas pelas redes sociais das paróquias e a oficial da Diocese. Aguardaremos a disposição das autoridades sanitárias municipais; assim como da Conferência Episcopal através do Regional Leste 1; por enquanto, as paróquias devem ir realizando o treinamento pessoas e adquirir os meios necessários para a higienização das igrejas.

Peçamos a Jesus Cristo, o Santíssimo Salvador, que nos conduza neste momento.

Campos dos Goytacazes, 06 de junho de 2020

+ Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz

Bispo Diocesano de Campos

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

1 Comentário

1. Engraçado que a Igreja de São Benedito em Itaperuna não parou de funcionar nunca. E só chegar nos horários habituais de missa e voce verá a igreja funcionando normalmente, cheia de fiéis. Não entendo essas notificações que não são obedecidas.