Arquiteto visita Mosteiro de São Bento na Baixada Campista

Arquiteto Humberto Neto, das Chagas está preparando tese doutoral na UFF – Universidade Federal Fluminense sobre Sedes de Fazendas, Casas de vivenda e outras edificações dos beneditinos nos séculos XVI e XVII no Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

O Mosteiro de São Bento, na Baixada Campista, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) a visita do Arquiteto Humberto Neto das Chagas para pesquisa de Doutoramento na UFF – Universidade Federal Fluminense na área de Arquitetura e Urbanismo, sobre as construções dos monges beneditinos no Estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade recebeu informações do Irmão Mateus sobre a história monástica e a contribuição dos religiosos com a construção doo patrimônio histórico, artístico, religioso e cultural.

Na visita o arquiteto teve oportunidade de visitar o prédio para dar fundamentação as pesquisas que tem como tema Sedes de Fazendas, Casas de vivenda e outras edificações dos beneditinos nos séculos XVI e XVII no Estado do Rio de Janeiro. O Mosteiro na Baixada Campista é um marco da presença dos monges e representa o testemunho importante na construção da igreja católica na região.

Foram os monges os desbravadores da fé católica em tempos difíceis, devido as dificuldades de deslocamento, mas foram os grandes construtores da fé católica e da formação da sociedade em todos os aspectos, desde a religiosidade e da fé, sempre na defesa da vida e construção da amizade social.

Foto e Vídeo: Ricardo Gomes