Bispo de Campos dá posse ao novo administrador paroquial da Quase-paróquia de Barcelos

“Neste momento de sinodalidade que nós estamos vivendo, o leigo precisa também ser protagonista no processo de evangelização, temos um pastor, um padre, um sacerdote no meio do povo, mas o povo também precisa ser protagonista. A sua importância sem dúvida é algo que precisa ficar muito evidente dentro da comunidade. O padre está sempre trabalhando em conjunto com o povo e assim a gente vai caminhando todo mundo juntos e unidos nessa missão”, finalizou o Pe. Filipe.

Fotos: Carlos Júnior (Pascom Quase-paróquia de Nossa Senhora da Conceição / Barcelos)

Os fiéis da Quase-Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Barcelos, no município de São João da Barra, receberam o novo administrador paroquial, Pe. Filipe Menengate. O sacerdote tomou posse durante a Santa Missa, na noite desta quinta-feira (21/12), presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, concelebrada pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, o coordenador de pastoral Pe. Walas Maciel, o vigário forâneo Pe. Gustavo Ribeiro, além de outros sacerdotes presentes.

Durante a homilia, Dom Roberto enfatizou que uma paróquia não se conta apenas com a estrutura que possui, mas pela participação, famílias e serviços. “Uma paróquia tem que ter movimento, pastorais, pois afinal de contas um templo qualquer um pode abrir, mas somos uma Igreja em saída, que evangelizamos e caminhamos com Deus. Quem é apaixonado por Deus é dizimista, evangelizador e não fica parado. Não vive para si, mas para o outro. E Jesus veio para trazer todo o amor, então se permanecermos inertes teremos cristãos de redes sociais, os que não fazem o Reino acontecer e os que se dedicam evangelizam. E neste advento nos reforça que estamos aqui para fazer nascer a Cristo, o amor nascer”, declarou Dom Roberto.

De acordo com o Pe. Felipe, este será um desafio para o seu ministério sacerdotal, mas que com disposição e ajuda de todos a comunidade vai crescer ainda mais. “E com grandes desafios vêm também grandes responsabilidades, mas a gente acredita que nós estamos aqui é porque o Espírito Santo de Deus nos trouxe até aqui. Deus jamais daria a nós um desafio ou uma missão na qual o Espírito Santo não nos desse tudo que é necessário pra gente cumprir essa missão. Então é muito significativo pro meu ministério porque é a primeira, quase paróquia que estou assumindo como administrador, com certeza os desafios serão muito grandes, mas a graça de Deus. Estará comigo como sempre esteve me impulsionando e me dando força para desenvolver um bom trabalho aqui ao longo desse período”, afirmou o sacerdote.

O pároco da Igreja São João Batista e Nossa Senhora da Penha, Pe. Michael Bruno enfatizou a importância da união sacerdotal, além de ser uma renovação do próprio ministério ao participar da forania baixada litoral. “Ele é um neo-sacerdote, recém-ordenado, então nos traz a alegria de estar aqui em São João da Barra, município a qual pertence Barcelos, e ele traz, então, esta unidade em cada um de nós. E que essa alegria se espalhe em todo o nosso município e também com o povo de Deus, possa ser então louvado e bendito o nome do Senhor com essa graça da fraternidade sacerdotal”, disse o Pe. Michael.