Bispo de Campos fala sobre transferência de sacerdotes

“Á luz de uma caminhada sinodal, nós temos que entender que as transferências são, digamos, para fortalecer, para que todas as paróquias caminhem juntas e melhor. Então nunca se pode fazer uma análise de uma transferência isolada, mas sempre estruturada num projeto maior”, diz Dom Francisco.

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, anunciou nesta segunda-feira (26/02), a transferência de sacerdotes de duas paróquias do Vicariato Noroeste. As mudanças aconteceram nas paróquias Santo Antônio no município de Porciúncula e em Santo Antônio de Pádua. O Pe. Thiago Zacarias Linhares será o novo pároco em Santo Antônio de Pádua, enquanto o Pe. Gilmar dos Prazeres Silva foi nomeado pároco da Paróquia em Porciúncula. Também foram anunciadas mudanças nos vigários, o Pe. Ricardo Matos também foi transferido para ser vigário em Santo Antônio de Pádua. Já o Pe. Lucas Cuba foi transferido para exercer o ministério na Paróquia São José, em Cardoso Moreira.

De acordo com Dom Roberto as transferências cruzadas entre párocos são importantes e demonstram a sinodalidade da Igreja, além da obediência ao Bispo Diocesano. “As pessoas levantam muitas interrogantes. O importante de tudo isso é que nós, que estamos à frente na liderança e condução pastoral, temos que dizer que as coisas mudaram a partir do Concílio Vaticano II. O padre já não é colado a uma paróquia, assim como a paróquia não é uma ilha separada das outras. A paróquia existe numa forania, vicariato e na diocese. Então, toda a transferência tem a ver com essa lógica, baseado no processo do Papa Francisco, de lógica sinodal, caminhar juntos”, declarou o Bispo.

Dom Roberto acredita que quando não caminhamos em um lugar, podemos caminhar melhor em outro. O Bispo afirma que o padre é o ministro da síntese, mas não é a síntese de tudo. “Ele não é um faz tudo, ele não é um factótum, imprescindível. Ele realmente é o responsável por criar e gerar uma igreja participativa e ministerial. Ele vai como Cristo cabeça sendo sinal de unidade, presidência, liderança, animação, mas, volto a insistir, ele deve incentivar e gerar a corresponsabilidade de todos os ministérios e de todos os irmãos leigos, o povo de Deus”, pontua Dom Roberto.

As posses dos novos párocos já foram agendadas, Dom Roberto dará a posse ao Pe. Thiago Zacarias durante a Santa Missa no dia 12/03, na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua. Já o Pe. Gilmar dos Prazeres tomará posse como novo pároco na Igreja Matriz Santo Antônio, no Centro de Porciúncula, no dia 18/030, às 19h.