Bispo de Campos realiza audiência com coordenador regional do Cursilhos de Cristandade

Dom Roberto é o atual bispo referencial do Movimento de Cursilhos do Regional Leste 1, da CNBB. Durante o encontro foi abordada a caminhada do movimento nas dioceses do regional, além de destacar os eventos que aconteceram ao longo do ano como a Assembleia Nacional e o jubileu que marcaram os 60 anos do movimento.

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (26/10), na sede da Mitra Diocesana o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, recebeu para uma audiência o atual assessor do regional Leste 1 dos Cursilhos de Cristandade, o Pe. Daniel Félix da Silva (da Diocese de Duque de Caxias), junto com a coordenadora Anísia Adriana Cândida de Sousa e 3o Pe. Gustavo Ribeiro. Não puderam participar do encontro, por motivo de saúde, o vice-coordenador Pe. José Carlos da Silva e o assessor diocesano Pe. João Paulo Rodrigues.

Durante o encontro foi abordada a caminhada do movimento nas dioceses do regional, além de destacar os eventos que aconteceram ao longo do ano como a Assembleia Nacional e o jubileu que marcaram os 60 anos do movimento, que foi realizado entre os dias 8 a 10 de setembro, na cidade de Aparecida, na região do vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Também foram abordadas as assembléias diocesanas, que devem sempre buscar caminhar em comunhão com o ordinário local.

“O ponto alto da reunião foi para falarmos sobre os 50 anos do regional que acontecerá no próximo ano. Este encontro se realizará no Santuário Bom Jesus Matosinhos e a programação será encaminhada posteriormente”, informou o Pe. Daniel.

Dom Roberto é o atual bispo referencial do Movimento de Cursilhos do Regional Leste 1, da CNBB. Ao final do encontro, o bispo recebeu a medalha comemorativa dos 60 anos do movimento no Brasil. “A Diocese de Campos foi uma das primeiras a receber o Movimento de Cursilhos. Um dos primeiros movimentos conciliares recebidos na Diocese. Vamos celebrar com muito amor o primeiro Jubileu dos 50 no regional e em Campos”, declarou Dom Roberto Ferrerìa.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, ou simplesmente MCC é um movimento eclesial católico, cuja finalidade específica é fermentar do evangelho de Jesus Cristo os mais diversos ambientes da sociedade (família, trabalho, lazer, política, p. ex.). O MCC teve início na Espanha em 1948, na cidade Palma de Mallorca. Chegou ao Brasil em 1962, na cidade de Valinhos.

Seu modo de ser Igreja no mundo consiste no anúncio querigmático (primeiro anúncio, com alegria e entusiasmo) da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, passando a ser, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *