Catequistas participam de Encontro Diocesano em Itaperuna

No domingo (28/08), o Dia do Catequista foi marcado pela música, adoração, louvor e muita animação. Os catequistas da Diocese de Campos participaram do Encontro Diocesano no Centro de Evangelização São João Paulo II, na cidade de Itaperuna, que fica no Vicariato Noroeste. De acordo com os organizadores participaram do encontro 1.200 catequistas de várias caravanas das 17 cidades que integram o território diocesano. Segundo o assessor eclesiástico da IVC, Pe. Alan Nogueira, do total de pessoas presentes, 420 pessoas estiveram em um encontro diocesano pela primeira vez. O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco participou das comemorações pelo Dia do Catequista. A Santa Missa foi presidida por Dom Roberto, concelebrada pelos assessores eclesiásticos Pe. Alan Nogueira, Pe. Filipe Menegate, o vigário da Paróquia São José do Avahy Pe. Luiz Felipe, além da presença dos diáconos permanentes Ademir e Carlos Alberto.

Durante o encontro foi apresentada aos catequistas a proposta de peregrinação do quadro de São José de Anchieta, que estará percorrendo as paróquias. Objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a história do santo patrono dos Catequistas. Ao todo foram 10 quadros, abençoados no encontro, distribuídos um por forania. Por meio de mensagem nas redes sociais, vários grupos elogiaram o encontro, como o Grupo Catequético Santo Agostinho, da Paróquia São José do Avahy. “Neste dia especial, queremos expressar nossa profunda gratidão por todo o amor, dedicação e cuidado que dedicam à nossa comunidade. Vocês são guias espirituais incríveis, moldando as vidas das crianças com sabedoria e paciência. Suas lições não apenas ensinam, mas também inspiram e transformam. Que a luz que vocês compartilham brilhe sempre em seus corações”, mencionou a publicação das redes sociais.

De acordo com Dom Roberto o catequista tem um papel fundamental na vida da comunidade, principalmente no sentido da vivência sinodal. “Celebramos o Ministério do Catequista, quando falamos a palavra Ministério é devido à importância desse chamado, aquele que catalisa esse processo e faz ressoar a palavra de Deus na comunidade. O catequista imprime um ritmo, processo que faz despertar um movimento de catequese na comunidade. Da comunidade catequizada para a comunidade catequizadora. Os novos atores da catequese renovada passam a não ser apenas as crianças, mas toda uma Iniciação à Vida Cristã. A catequese é permanente, que só termina como um último respiro de nossa vida”, afirmou Dom Roberto.