Centenário de Presença Redentorista e da devoção a Mãe do Perpétuo Socorro em Campos dos Goytacazes

1923 chegava a Campos dos Goytacazes (RJ) os primeiros Missionários Redentoristas, trazendo a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com inúmeras graças e bênçãos ao povo campista. Devoção, Fé, Evangelização e compromisso social com os pobres.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

100 anos se passaram das primeiras sementes plantadas pelos Missionários Redentoristas em terras campistas já estão dando frutos de uma igreja que luta e caminha na construção de uma nova sociedade. Missão e serviço ao Evangelho se constrói a cada dia com as ações sociais em benefício de dar vida e dignidade aos pobres, preferidos de Deus, seguindo os passos de Santo Afonso Maria de LIgório, fundador da Congregação do Santíssimo Salvador, os Missionários Redentoristas.

Pastorais e Movimentos se unem para um trabalho que integra evangelização e compromisso social. Envolve desde as crianças da catequese, jovens e comunidade eclesial, que luta para a construção de uma igreja em saída que vai a todos os seguimentos sociais para a construção de um mundo que tenha o Evangelho como principal meta. O anuncio da Boa Nova e uma igreja que caminha com a cultura e a vida do povo campista.

– Maria Santíssima, a Mãe do Perpétuo Socorro.Minha devoção começou praticamente eu no ventre de minha mãe Clarice.Na missa de inauguração do convento, minha mãezinha estava grávida de mim. Eu nasci em dezembro de 1955.Esse amor é antigo, e eterno, frequentava as missas aos domingos, a minha catequista Maria José era quem nos levava. Fiz a primeira eucaristia, aqui na casa da Mãe.

Minha devoção a Maria é algo que nem eu mesma consigo explicar. Amo a Virgem Maria, tenho por ela um carinho todo especial. Maria é minha Mãe, minha amiga, minha companheira. Eu sou dependente desse amor, Ela me sustenta, me proteja, eu me sinto segura por ter Maria ao meu lado.Maria é meu porto seguro, Ela vai me levar até seu filho Jesus. –  revela Tânia Maria Ferreira da Silva.

Arte, Esporte e Cultura integrando e evangelizando

As apresentações musicais, passeio ciclístico, e missa de abertura do novenário, presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco na programação da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com atividades para todos, no Santuário Redentorista, na celebração dos 100 anos de presença na terra Campista

O esporte, a cultura, o laser são momentos importantes na missão evangelizadora dos missionários redentoristas neste tempo de centenário de presença em Campos dos Goytacazes. Neste ano a Festa da Mae do Perpétuo Socorro recebeu atividades culturais para a ação concreta na sociedade. Um projeto que envolve os religiosos com os leigos que ajudam a expandir o Evangelho nas expressões da cultura do povo.

Revelar a mística da Mãe que acolhe e cuida

Logo no início das manhãs o Terço da Aurora pelas ruas da cidade revelando a presença materna da Virgem do Perpétuo Socorro, para o cuidado com todos os filhos.

Durante o novenário grupos saindo de pontos da cidade com destino ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para levar a todos a mística da contemplação dos mistérios da redenção. Com a Mãe do Perpétuo Socorro, fieis confiavam a Virgem Santíssima a cidade, pedindo pela Paz e por uma nova sociedade.

Santuário Redentorista: lugar da acolhida, do cuidado e de revelar o amor.

O Chá com Maria acolhendo a todos num momento de alegria, confraternização de para receber a todos. Desde as crianças da catequese o testemunho de tidos revelam o Evangelho, que apresenta o Cristo. Mas as lições dos idosos colocam em destaque as histórias de fé, devoção e da acolhida, do cuidado e do amor. O exemplo de cuidado dos idosos tem numa comunidade que ama o Ir Aníbal, missionário Redentorista, que junto a sua idade coloca as grandes lições e testemunhos de um religioso, que dedicou a sua vida a seguir os passos do fundador, Santo Afonso de Ligório.

Cuidar dos pobres e resgatar a dignidade

Através das Pastorais Sociais buscar cuidar dos pobres, e dando dignidade e cidadania. No Santuário o cuidado é a base de toda ação e missão de uma igreja em saída.

A Pastoral Afro-brasileira vem desempenhando um papel importante na promoção do Curso Pré –vestibular Solidário Redentorista, dando possibilidade a jovens negros e carentes de acesso as faculdades e universidades. Conquistas que deram oportunidades a jovens que conseguiram ingressar nas universidades e faculdades públicas realizando o sonho da qualificação profissional.

– Temos visto jovens sem condições de disputarem uma vaga nos vestibulares de instituições públicas de ensino conquistarem uma vaga após participarem das aulas no nosso curso. Tenho uma aluna que agora no meio do ano que passou no vestibular do IFF – Instituto Federal Fluminense que é um curso muito disputado que ´é Enfermagem. Ela estava a quatro anos sem ter como pagar um curso pre vestibular e conseguiu realizar seu sonho – afirma Marta Conceição Pessanha Martins.

A devoção e as tradições populares

A presença dos missionários redentoristas deixa marcas de um compromisso com as tradições religiosas e com os movimentos em especial Apostolado da oração e Liga Católica Jesus Maria São José.

Uma das dimensões do carisma redentoristas é a preservação dos movimentos que foram pioneiros na igreja e se mantêm vivos no Santuário Redentoristas.

Fotos e Vídeos: Jércia Gomes (Pascom Santuário N S Perpétuo Socorro)