Começa na próxima quarta-feira a 288ª Festa de Santo Amaro

Programação será realizada com protocolos sanitários e participação nas missas mediante agendamento pelo telefone (22) 2738-2454. Novenario será realizado de 6 a 14 de janeiro.

Ricardo Gomes – Comunicação Diocese de Campos

Será aberto nesta quarta o novenário em preparação a tradicional Festa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista. A Santa Missa acontece às 19h e será presidida pelo Pe. Antônio Marcelo Ribeiro dos Santos e a celebração será realizada no Centro pastoral e os fieis devem agendar a participação pelo telefone (22) 2738-2454.

Com a Pandemia a programação terá restrições para evitar aglomeração de fieis que todos os anos comparecem ao distrito campista para pagamento de promessas. Neste ano as atividades religiosas serão realizadas com todos os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de mascaras e o ambiente celebrativo com 30% da capacidade. A Equipe de Acolhida do Santuário de Santo Amaro estará orientando os fieis com as medidas de proteção com ambiente higienizado.

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz já confirmou que irá presidir a Missa Solene no dia 15 e adverte os fieis a prepararem para participação evitando aglomerações e mantendo distanciamento social.

– Vai ser publicada pela nova gestão municipal uma cartilha para os peregrinos que vão fazer o Caminho de Santo Amaro de forma individual ou em grupo familiar. Quanto os protocolos sanitários 30 % do especo celebrativo, distanciamento social, higienização e uso de mascaras e todas as celebrações serão realizadas no Salão Comunitário por ser mais amplo e ventilado. – informou Dom Roberto Francisco.

Cavalhada foi cancelada

A Cavalhada de Santo Amaro pela primeira vez não acontecerá no dia 15 de janeiro por medida de segurança para evitar a circulação do Covid 19.  A decisão foi tomada pela Comissão Organizadora como medida de proteção a vida, saúde e integridade dos integrantes do espetáculo que faz parte da cultura popular e o espetáculo realizado na arena da praça e atrai um público expressivo. José Fernando Teles da Silva, da Comissão destaca a importância do cuidado com a vida da equipe e pessoas que prestigiam a apresentação todos os anos.

– Num tempo de Pandemia com muitas mortes e para evitar a circulação do Vírus resolvemos cancelar o espetáculo. Todos os anos a apresentação atrai um grande público e por esse motivo cancelamos este ano para preservar a vida dos componentes e público e  ano que vem  teremos o espetáculo. – disse Fernando Teles.

O levantamento do mastro que tradicionalmente no dia 14 de janeiro a Comissão Organizadora esta definindo esta semana da possibilidade de cancelar o evento que acontece por décadas. Esta sendo decidido esta semana em reunião com os juízes todos os anos promove o espetáculo de fé e devoção no Padroeiro da Baixada Campista.

Programação confirmada

De 6 a 14  — novenário