Comissão Diocesana do Dízimo promove Encontro nos Vicariatos Norte e Noroeste

A Diocese de Campos promoveu neste sábado (21/05), o I Encontro nos Vicariatos Norte e Noroeste com os coordenadores da Pastoral do Dízimo das Paróquias e Capelas de todo o território diocesano. O evento, coordenado pela Comissão Diocesana do Dízimo foi o primeiro após a pandemia que diminuiu ação evangelizadora nas comunidades.

No Vicariato Norte, o encontro foi promovido na Paróquia Santo Antônio, no bairro Jardim Carioca. O evento contou com a presença do assessor eclesiástico da Comissão Diocesana do Dízimo Pe. Wallace Ortêncio, além da apresentação dos membros da Comissão do Vicariato Norte formada por Jorge Dias, Zenilson do Amaral e Cláudia Azevedo. O evento também teve a participação do administrador e vice-ecônomo da Mitra Diocesana, o diácono Luiz Vinícius, que abordou sobre o dízimo a nível diocesano, além do Sistema de Gestão Pastoral, com a necessidade de adaptação das paróquias para um Portal da Transparência, além de mencionar o perfil do atual dizimista e a inovação dos novos sistemas de dízimo.

Durante o encontro o Pe. Wallace apresentou o Documento 106 da CNBB, que baseia o “Dízimo na comunidade de fé”, onde trabalha a pastoral de conjunto, estruturação das pastorais nas paróquias e formações para os agentes. Ainda foi tratada a importância da participação e comunhão entre a Pastoral do Dízimo e o pároco na efetiva unidade com a paróquia e os fiéis. “Fazendo com que tenhamos uma pastoral ativa e participativa com a Igreja, não apenas em laços financeiro de ‘pagar ou devolver algo’, mas sim com a alegria de partilhar com os irmãos a evangelização; missão confiada por meio do Batismo”, mencionou o sacerdote.

No Vicariato Noroeste o encontro foi realizado na Igreja São José do Avahy, no Centro de Itaperuna, e reuniu os coordenadores das pastorais de todo o setor. Foram apresentados os coordenadores do Vicariato Noroeste diácono Francelino e Neide Maria Bortolini. No encontro foi reforçada a necessidade de um cadastro dos coordenadores e representantes paroquiais para uma comunicação mais ágil a nível diocesano. “Com energia renovada para novos desafios, ousadia e motivação somos convidados a participar do reinício dos trabalhos da Comissão Diocesana junto aos agentes missionários da Pastoral do Dízimo da Diocese de Campos”, finalizou o Pe. Wallace.