Mães, a ternura e carícia que permanece

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz (Bispo Diocesano de Campos)

Foi realizada por músicos franceses que estavam em isolamento social em suas casas, cada um tocando um instrumento diferente e cantando uma parte, conectados pelas redes sociais, a Sinfonia do Confinamento. A letra, que é muito bela, passa a idéia de que podemos renunciar a tudo: espaço, atividades, passeios, viagens, encontros, mas nunca a ternura.

A ternura, que nos acompanha desde o ventre materno, o primeiro espaço que conhecemos e ficamos por 9 meses, nos faz vivenciar esta experiência. Podemos dizer que o amor gera a ternura que permanece e o supera. Nestes dias, pudemos verificar esta realidade, como parece insuportável o isolamento sem afeto, sem empatia com as pessoas que convivemos.

Bem diferente é o lar com o encanto de uma mãe que nos anima, alegra e conforta. O Papa Francisco nos lembra sempre que a Igreja é Mãe, tem cheiro, atitude e coração aberto de mãe, para acolher, perdoar e curar. Nossa sociedade está doente de ódio, indiferença e intolerância, que nos ferem e levam à nossa destruição como espécie. Nesta pandemia, voltamos às casas, mas uma casa sem mãe ou alguém que faça às vezes torna-se apenas um lugar, abrigo, mas não um lar aquecido pela ternura que nos humaniza e nos torna compassivos. Por isto, é importante falar de permanência, pois é o distintivo e o código de barras de um amor materno que tem como fonte a caridade divina. Não é aleatório o comentário teológico de São João, da cena da crucifixão, sobre Maria a Mãe de Jesus: Estava a Mãe! Sim, uma mãe sempre está e estará conosco, nunca perdemos esse vínculo eterno.

Seria bom maternizarmos mais a nossa sociedade carente de proteção, empatia e cuidado. Que nossa Mãe universal, porque é a mãe de todos/as, Maria a mãe da vida e da compaixão solidária, proteja, ilumine e abençoe as nossas queridas mães, para construirmos com elas a civilização do cuidado e da ternura. Deus seja louvado!