Cuidados e acolhimento: Idosos participam das missas presenciais em Italva

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Julho a Igreja celebra São Joaquim e Santana e o mês dedicado aos idosos. E com a Pastoral da Pessoa Idosa sem a realização dos encontros semanais a Paróquia Nossa Senhora da Conceição preparou como homenagem dois horários das missas presenciais exclusivamente para os idosos. Medidas sanitárias e o espaço xelebrativo foi preparado para oferecer um ambiente seguro e obedecendo as orientações sanitárias de higienização antes e depois das celebrações.

Pe. Maxiliano Barreto destacou a importância de acolher bem e oferecer a participação nas missas presenciais, com o devido cuidado e as orientações sanitárias. E a noite a missas das 19h permanece sem presença de fiéis e com transmissão pelas mídias sociais e pela Rádio Aliança. A medida foi em função da importância da igreja acolher a todos.

– Geralmente a missa das 7h é com um publico mais de idosos e ficamos felizes por vermos todos neste horário, e temos as 9h mais uma missa destinada aos idosos. Percebemos a alegria deles em estarem na comunidade e de volta a casa comum. Emoção e gratidão por terem a oportunidade de receber a comunhão. E neste tempo de Pandemia optamos por esta experiência na nossa comunidade.

Idosos e familiares comemoram a iniciativa pastoral. A Pastoral da Pessoa Idosa com a Pandemia teve de suspender as reuniões semanais. Encontros realizados para promover iniciativas pastorais e de convívio social que ajudavam os idosos na superação de problemas afetivo e emocionais. As iniciativas de cuidado com os idosos já são realizadas pela Catequese Paroquial que incentiva as crianças a enviarem cartinhas de carinho, afeto e respeito.

Cuidado e sem oportunismo. O Bispo de Campos e Referencial nacional da Pastoral da saúde adverte para os cuidados e preparação do ambiente para acolher os idosos. E Neste mês de Julho é importante valorizar os idosos que são exemplos de fé e de transmissão de valores. Experiência de vida que ajudam na formação das novas gerações.

– Precisamos dos idosos para sair da pandemia, pois eles, com a sua sabedoria (sabor de viver), nos ensinam a sermos simples, essenciais, enraizados na história e na terra, guardiães da Casa Comum e das tradições espirituais e rituais mais profundas. Um mundo sem idosos adoece, fica febril, correndo fora dos trilhos para a autodestruição. Pensemos em como podemos preservar espaços de troca, comunicação e celebração sem colocá-los em risco. Que o Senhor de todas as gerações e idades, preserve a vida e saúde de nossos amados idosos, – destaca Dom Roberto Francisco.