Diante do Cristo Rei do Universo somos ovelhas ou bodes?
Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa *
Esta solenidade foi instituída pelo Papa Pio XI no ano 1925, pela Encíclica “Quas Primas”, tendo este nome por ser a primeira carta do seu pontificado. Assim escreveu o Santo Padre: §1.“E nos lembramos de dizer que esses múltiplos males do mundo se deviam ao fato de que a maioria dos homens expulsou Jesus Cristo e sua santa lei de suas vidas; que isso não tinha lugar nem nos negócios privados nem na política; e dissemos ainda que, enquanto os indivíduos e os estados se recusassem a se submeter ao governo de nosso Salvador, não haveria perspectiva realmente promissora de uma paz duradoura entre as nações”.
Para entendermos o senhorio e a realeza de Cristo, Pio XI também escreveu: §17.“Seria um grave erro, por outro lado, dizer que Cristo não tem autoridade alguma nos assuntos civis, pois, em virtude do império absoluto sobre todas as criaturas que o Pai lhe confiou, todas as coisas estão em seu poder. No entanto, durante sua vida na terra ele se absteve de exercer tal autoridade, e embora ele próprio desdenhasse de possuir ou cuidar dos bens terrenos, ele não interferiu, nem o faz hoje, com aqueles que os possuem.”.
A liturgia apresenta o Cristo Rei como Bom Pastor, aquele que cuida, protege e alimenta suas ovelhas. O Cristo Rei não é um tirano, em sua essência é um Rei-Pastor Justo. Na hora certa separará as ovelhas dos bodes. Portanto, quando o Cristo Rei voltar, nos encontrará sendo ovelhas ou bodes? Vai depender do nosso modo de viver. Segundo o próprio Cristo, devemos ser ovelhas e praticar a caridade para com os pequeninos. “35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar”, cf. Mt 25, 35-36.
Qual é a diferença entre ovelha e bode? Ambos são cuidados pelo mesmo pastor. Pode acontecer que, sem querer, o pastor esbarre na ovelha ou no bode. A reação será diferente. Enquanto a ovelha poderá abaixar a cabeça e gemer, o bode abaixará a cabeça e atacará seu pastor e o chifrará, infelizmente não uma única vez, mas inúmeras vezes. A ovelha é dócil, fiel e submissa, ouve e segue apenas a voz do pastor. Já o bode é interesseiro, basta um estranho lhe oferecer um alimento e lhe chamar que o terá. Ele segue a voz de qualquer um que se apresenta como pastor. A ovelha, embora sinta como o bode é de paz, o bode tem no seu instinto o comportamento agressivo quando incomodado.
Na Instituição desta Solenidade, Pio XI também exortou: §25. “Além disso, a celebração anual e universal da festa do Reinado de Cristo chamará a atenção para os males que o anticlericalismo trouxe à sociedade ao afastar os homens de Cristo, e também fará muito para remediá-los. Enquanto as nações insultam o nome amado de nosso Redentor suprimindo qualquer menção a ele em suas conferências e parlamentos, devemos proclamar mais ruidosamente sua dignidade e poder reais, e ainda mais universalmente afirmar seus direitos.”.
Peçamos a Intercessão de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças para sermos no rebanho do Cristo Rei e Pastor, ovelhas e não bodes. Sermos fieis e não rebeldes, ouvindo e seguindo o Pastor verdadeiro, reconhecendo sua voz e não sendo enganados, sobretudo por aqueles que oferecem uma recompensa imediata, prometendo uma vida fácil e sem cruz. Diante do Cristo Rei do Universo somos ovelhas ou bodes?
* Sacerdote da Diocese de Campos – RJ.
bom dia Pe. Pinalli, hoje pela manhã em minha leitura diária, li o texto do Sr padre e lembrei de Mateus 25:31-46 e comentei como católico leigo.
O comentário está em nosso grupo de Na. Sra. Aparecida, Grussaí.
Em 1925 o Papa Pio XI descreve o que estamos vivendo em 2020. A pandemia nos trouxe medo e privação da liberdade religiosa dentre outras. Excelente a sua reflexão Pe Pinalli.
Eu busco minha santidade de área para no dia do juízo final quanto ele voltar eu estar do lado das ovelhas e não dos bodes lembro muito diariamente quando ele nos deixou na Bíblia Orai e vigiai
De área NÃO
DIÁRIA
Pe. Pinalli,
Boa festa de Cristo Rei.
As suas palavras são alomentos para a alma humana, que muitas vezes se coloca em posição de ” bode.”
Na cultura organizacional, são chamadoa de ” bodes expiatórios”, aquelas pessoas que na sabem nada , vivem a vida alheia e são alimentadas pela inveja.
Lamentável, não é?!
Jesus invoca essa humanidada para sair de tal posição.
Está na hora de mudar…
Precisamos ser-aí-com-os outros, se não tem uma mão que se estende, cala-se ou saia de cena.
Não estenderei.
Meu ABC fraterno
Excelente artigo Padre Pinalli