Dom Orani: Corpus Christi de maneira diferente

Silvonei José – Vatican News

O Arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News sobre a Solenidade de Corpus Christi neste momento de pandemia. “A celebração de Corpus Christi acontece neste momento singular da nossa história”, disse o purpurado. “Todos sabemos da crise que a pandemia tem causado, com o distanciamento social e com as celebrações sem o povo em nossas igrejas. Ao mesmo tempo temos toda uma discussão sobre o racismo no mundo e sobre a instabilidade social e política que existe em todos os cantos. Neste dia de Corpus Christi – continuou -, a nossa arquidiocese que sempre teve a tradição, junto com a procissão e a celebração das pessoas trazerem também o seu gesto concreto de alimentos para os pobres, será diferente.

O arcebispo do Rio disse que os alimentos que costumavam ser entregues na procissão são entregues agora nas paróquias e tem se mostrado um grande gesto de generosidade das pessoas que têm partilhado do necessário para alimentar os pobres. “Por isso celebramos Corpus Christi de modo diferente neste ano, pedindo ao Senhor que nos dê o dom da fé, da sua presença real na Eucaristia, que levaremos pelas ruas de nossa cidade, como consequência também do pão da vida que partilhamos para as pessoas necessitadas”, disse.

Dom Orani explicou que este ano, toda a Semana Eucarística, de 04 a 10 de junho foi realizada sem a presença do povo, das  comunidades , das pastorais e que tinham sempre a sua hora Santa no Santuário da Adoração Perpétua. “Neste ano tivemos uma Hora Santa que cada dia abrangeu várias comunidades e várias pastorais. Nesta quinta-feira para celebrar a nossa alegria da presença de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramentor, temos uma missa solene no Santuário da Adoração Perpétua, sem o povo, tendo depois a transladação do Santíssimo Sacramento pelas ruas principais da cidade até a nossa catedral onde daremos a bênção para toda a cidade, sempre sem a presença do povo”. É uma maneira diferente mas é sempre Jesus presente em nossa vida, que caminha conosco”, disse o arcebispo.

“Momento solene com o tema que nos moveu na Semana Eucarística e que nos move também nesta quinta-feira de Corpus Christi “Ele está no meio de nós”. Sabemos que ele esta conosco e caminha conosco na nossa vida, em nosso dia a dia. “É Jesus que caminha com o seu povo, – concluiu – momento solene e importante que nós queremos celebrar com muita intensidade”.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *