Dom Roberto e padres da Diocese de Campos participam de Retiro Canônico Anual

O Retiro Espiritual é uma atividade espiritual que proporciona aos participantes tempo para olhar os principais pontos da vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar. Retiros devem ser realizados em uma casa de retiro, um local que permite contato com a natureza e tranquilidade.

Os presbíteros da Diocese de Campos iniciaram nesta segunda-feira (17/07), o Retiro Canônico Anual, no Hotel Fazenda Retiros das Rosas, que pertence à Congregação Salesiana, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. No primeiro dia, os padres participaram da Santa Missa de abertura do Retiro, presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, concelebrada pelo Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, além dos sacerdotes diocesanos. Dom Luiz será o pregador do retiro espiritual.

De acordo com o Bispo de Campos, Dom Roberto, durante o período do retiro é importante que os fiéis sejam firmes na oração. “Como diz São Paulo ‘Somos um corpo’, tudo isso para a santificação dos presbíteros. Para que possam abrir espaço no coração para a palavra, como quer o Papa Francisco, pastores mais próximos das ovelhas, indo às periferias, junto aos pobres. Para que aconteça essa conversão, que é eclesial, social, cultural, mas sempre voltada para seguir o Bom Pastor, mas com o coração do Pastor, sempre disposto a carregar as ovelhas, principalmente as que mais sofrem, a mais oprimida”, afirmou Dom Roberto.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. O pregador do retiro Dom Luiz Henrique foi ordenado padre por Dom João Corso na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, em 1991. Dom Luiz foi pároco em três paróquias de Campos. Em 13 de março de 2019 foi nomeado bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e no dia 11 de maio do mesmo ano tomou posse. “Conheço bem a Diocese de Campos e sou agradecido, porque pertenci ao clero desta Diocese, onde fui ordenado e tenho uma grande gratidão, durante o período que exerci o meu ministério. Espero corresponder a este chamado de Deus, com humildade. Espero ser esse instrumento nas mãos do Senhor, junto ao querido clero da Diocese de Campos”, declarou Dom Luiz.