Dom Roberto e Seminaristas de Campos participam de Encontro do Regional Leste 1

A Diocese de Campos possui 36 jovens no Seminário Diocesano Maria Imaculada, é uma das maiores dioceses com quantidade de jovens em todo o regional Leste 1. “São todas riquezas que a gente encontra, quando celebramos um encontro desse porte. Mostra a Igreja, que é uma comunidade vocacional que encontra seu caminho e missão a partir do chamado. Antes do fazer, antes de qualquer atividade eclesial, nós somos eleitos pela graça do Senhor”, afirma Dom Roberto sobre o encontro.

Os jovens do Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos, participaram nesta quarta-feira (1/11), do Encontro dos Seminaristas do Regional Leste 1 da CNBB. O evento acontece no Clube Português, no bairro do Ingá, na cidade de Niterói e conta com a participação de seminaristas de várias dioceses, além do Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, do Arcebispo de Niterói Dom José Francisco, bispos diocesanos do regional, o Reitor do Seminário de Campos Pe. Alexandre Mothé e do vice-reitor Pe. Raphael Ferreira. De acordo com o Pe. Alexandre, há 23 anos acontece um encontro anual de seminaristas da Província de Niterói, mas desde 2019 o encontro foi estendido e abrange toda a Regional Leste 1, intercalando com encontros regionais e provinciais. Neste ano são 10 dioceses participantes, além da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vanney.

“Em um ano o encontro é regional e no outro ano o encontro é provincial. Esse ano é um encontro do Regional, já em 2024 será provincial com sede em Petrópolis. O objetivo é essa interação entre os seminaristas das diversas dioceses do nosso regional ou da província. Com momentos de formação, além de convivência e lazer entre os seminaristas”, mencionou Pe. Alexandre.

Segundo Dom Roberto Francisco o encontro, além de mostrar a força do regional são mais de 500 seminaristas, tem a finalidade da animação da formação presbiteral, mostrar que o seminarista continua sendo, também por ser vocacionado, agente da própria pastoral vocacional, pois testemunha a experiência de busca de encontro com o Ressuscitado. “É importante porque é uma esperança que irradia entre os jovens, entre as comunidades eclesiais o desejo de algo mais, de ter um sentido profundo e pleno da vida. Uma oportunidade ímpar de compartilhar as experiências vocacionais nos âmbitos de formação, isto é, os seminários. É importante que os seminaristas conheçam outros seminaristas para ver os itinerários de formação, para partilharem a sua vivência. Em nossa região a vocação cresce, pois é um celeiro vocacional. Eu fico assim muito admirado da força que tem as comunidades, as famílias, e ainda fazer em pensar, pelo menos isso, ao jovem que gostaria de ter um filho padre, seria uma honra, realmente uma graça de Deus que depositasse o olhar e chamasse o filho de padre”, declarou Dom Roberto.