Dom Roberto Francisco abençoou animais na Igreja São Francisco

Na manhã da sexta-feira (04/10), mantendo a  tradição em Campos o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco deu a bênção dos animais A noite Dom Roberto presidiu missa as 19h pelo santo protetor dos animais.De todas partes da cidade fiéis trouxeram seus animais de estimação. Cães, gatos, pássaros e uma cabra lotaram o pátio da igreja.

Para o bispo, é necessário que estejamos atentos à natureza, aos animais e à importância do cuidado com o meio ambiente para a permanência da vida na Terra.

— Esse dia é dedicado a São Francisco, que é padroeiro do meio ambiente e também dos animais. As duas coisas são interligadas, porque, se não cuidarmos do meio ambiente, desaparece a vida. Então, os animais, entre outras coisas, nos ajudam a ter essa consciência ambiental, cósmica, na qual Deus nos colocou como jardineiros da Terra. O papel do ser humano, com sua inteligência, não é dominar, mas justamente cuidar. A palavra é “cuidado”. Por isso, é muito importante este dia com São Francisco. Com essa espiritualidade de amar a todas as criaturas e ver nelas o rosto de Deus, é que nós podemos realmente ter o planeta Terra como uma casa comum dos seres humanos e de todas as espécies, como o Papa Francisco diz.

Entre os que esperavam a bênção de Dom Roberto, estava a pequena Vitória, uma cabrita de quatro meses de idade. Ela atraiu atenção, curiosidade e carinho dos fiéis. Com laços e coleira cor-de-rosa, postos sobre os pelos de cores branca e caramelo, ela observava não apenas a movimentação no pátio da igreja, mas também interagia com quem se aproximava e acompanhava os passos da tutora Vânia Simões Riscado, de 78 anos, e sua amiga Gisele Manhães, de 37 anos.

Com informações: Jornal Folha da Manhã

Fotos: Zenilson Coutinho

Matéria completa: https://www.folha1.com.br/_conteudo/2019/10/geral/1253281-dia-de-sao-francisco-com-bencao-aos-animais-no-centro-de-campos.html