Dom Roberto Francisco completa 8 anos à frente da Diocese de Campos com Santa Missa

Missa em Ação de Graças, neste dia 30/07, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, às 19h, pelos 8 anos de Dom Roberto Francisco, na Diocese de Campos. Um tempo de renovação e inovação pastoral com a implantação de um programa de governo de uma Igreja em Saída. Em sua ação pastoral destacou a importância de uma missão evangelizadora que vai as periferias existenciais e geográficas em defesa da vida e da dignidade humana e da valorização do leigo na igreja diocesana. Pastor e Profeta Dom Roberto Francisco conquistou todos os seguimentos da sociedade.

– Dom Roberto chegou praticamente ontem e já conquistou quase que totalmente o coração de todos os campistas, em particular de nossa intelectualidade, através de contatos, debates e excelentes artigos publicados na imprensa local. Impedentemente de tudo isso, Dom Roberto Francisco tem tomado posições acertadas sobre assuntos e movimentos reivindicatórios de Campos dos Goytacazes ao lado das causas nobres. – pontua Herbson Freitas – Presidente da Academia Campista de Letras.

8 anos de um pastoreio com novos ares a ação da Igreja Católica em diálogo com a sociedade e numa ação de visitar as periferias e no encontro com as realidades sociais. A presença nos ambientes representativos da Comunicação e da Cultura. Dom Roberto Francisco tem sido a voz profética de uma religião em saída na proposta do Papa Francisco.

– Receber Dom Roberto na casa de minha mãe foi uma alegria e uma emoção. Com sua alegria nos contagiou e nos revelou a face de uma igreja que se projeta na sociedade. Ir a casa de Maria da Conceição, 90 anos foi uma bênção que todos recebemos. E uma visita que representa esse Cristo que vem nos trazer a alegria de seu evangelho. – relata Rita de Cássia Ramos Soares.

O Diácono Júnior Oliveira Azevedo da Reitoria São Sebastião, em Comendador Venâncio destacou o pastoreio de Dom Roberto Francisco na sua dimensão do diálogo e da presença em todas as comunidades da Diocese de Campos e fala da inovação com a criação de pastorais de cunho social e de valorização do laicato na Igreja Católica.

– Um Pastor muito solicito com todos os movimentos e pastorais existentes, alem de implantar algumas que ainda não existiam. Posso citar a Pastoral da Cidadania, enriquecendo ainda mais o laicato diocesano. Dom Roberto tem uma predileção muito grande pelos pobres e abandonados. Em pouco tempo de governo convocou um Sínodo Pastoral que muito direcionou  as nossas comunidades. – revela o Diácono.

Texto: Ricardo Gomes (Pascom Diocese de Campos)