Dom Roberto Francisco faz balanço da Assembleia e os desafios para a próxima presidência

Dom Roberto Francisco com demais bispos participaram no fim de semana de Retiro Espiritual pregado pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Blandes.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Dom Roberto enfatiza que a Análise de Conjuntura social e eclesial foi descoberta uma trajetória desde a Pandemia três programas que se destacaram com o Projeto Tempo de Cuidar com a igreja organizando uma caridade presente e solidária para toda a sociedade civil desprotegida. O Pacto pela Vida e pelo Brasil, que defendeu o direito da vacina, o SUS e conseguiu refrear os embates do negacionismo  e da crise sanitária, que careceu de um plano nacional de saúde e de luta contra o Covid.

– Os desafios deste momento é ainda reconstruir o país com a união nacional e também uma comunicação que supere as fake News para a pacificação é preciso criar um clima de diálogo, de entendimento, de aproximação e ao mesmo tempo ir construindo uma economia que priorize novamente o social, garantindo a inclusão das pessoas, que estão com os salários defasados e em relação ao desemprego.

Dom Roberto ressalta que é necessário vencer o desemprego e promover o crescimento da economia, que tornou o país produtores de comodites e o arcabouço fiscal que mesmo colocando metas de investimento mínimo continua se submetendo a juros altos que inviabilizam ao investimento social e público.

– Esses desafios devem supor um acordo com um pacto social com a ampliação dos consensos e com a participação e o que falta na política de nosso país é essa participação, a sinodalidade com o engajamento de todo

s os grupos. São sinais muito positivos os novos ministérios dos povos originários, do meio ambiente com novas propostas, a nova política internacional, sinais que sinalizam que valizam uma normalização e, superam a crise democrática, e afastam os perigos de uma ruptura democrática. – declara Dom Roberto.

“ Em relação as novas diretrizes se falou dos quatro pilares de uma casa com a animação bíblica, que é da Palavra, do Pão, o Pilar da Missão e o Pilar da caridade. Esses quatro pilares com a ampliação da tenda e incluir novas comunidades, novos espaços, ampliar a comunicação e estabelecer um processo de iniciação a vida cristã e cuidar da educação e especialmente pelo problema que tivemos nas escolas e implementar no Brasil, nos estados e municípios o Pacto Educativo Global e mobilizar toda a sociedade para educar. E esse o quadro que apresenta a conjuntura de estrangulamento e com um momento de recriar, esperançar, lançar as redes para uma evangelização que passa hoje pela reconciliação do país, pelo diálogo, pela escuta que a escuta sinodal superando as desavenças, as dificuldades ou mesmo da conversa espiritual que é redobrar a escuta e tornar os consensos em torno a valores e reencontrar a Cristo. E o que temos pela frente com desafios e perspectivas.” Dom Roberto Francisco Ferreria Paz – Bispo de Campos