Dom Roberto Francisco participa da Assembleia dos Bispos

Assembleia Geral Nacional dos Bispos do Brasil foi aberta hoje em Aparecida (SP e segue até dia 28 de abril. Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz está participando.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Teve inicio na manhã desta quarta-feira (19/04) a 60ª edição, a Assembleia da CNBB seguirá até o dia 28 de abril. Estão previstas 22 sessões para a discussão dos temas, além de retiro e Celebrações Eucarísticas diárias. Também serão escolhidos os novos membros da presidência da Conferência, das Comissões, para o CELAM e Assembleia do Sínodo, no Vaticano, em outubro. Dom Roberto Francisco, Bispo de Campos (Regional Leste !) 1 oferece as primeiras impressões acerca do encontro.

– Foi apresentado o relatório da Presidência suscitou um dos períodos mais difíceis , mas com avanços e conquistas no sentido de ir com o Papa, além dos planos de pastoral no processo sinodal , mas um serviço a sociedade brasileira com o pacto pela vida, o tempo de cuidar e o encantamento da política, que foram momentos difíceis , mas que a Igreja esteve presente como testemunha e servidora, uma voz que esperançava a caminhada.

Dom Roberto ressalta que se existe abertura e novos horizontes a presidência da CNBB esteve à altura num momento histórico. A Análise de Conjuntura que apresenta os desafios da sociedade brasileira e o aspecto da perda e o esgarçamento do tecido social das desigualdades e das tentativas golpistas vencidas e redundaram no fortalecimento das instituições e a fragilidade da governança.

– A economia que o governo tem de negociar, mas predomina a financiamento do capital  e o lucro que é predatório, que impede o investimento social e público e a violência e a falta de cultura de paz, especialmente verificados nos ataques as escolas, que são uma consequência não muito que foi a cultura do ódio, mas ao mesmo tempo a esperança no que foi o pacto pela vida, a esperança de encantar a política, a esperança do laicato, a esperança dos movimentos sociais e a esperança de apresentar  uma alternativa na educação que promova o bem, a amizade política e social, a fraternidade, que serão os temas da próxima Campanha da Fraternidade. A Assembleia  começou mostrando o que tivemos uma história muito desafiadora, um momento de nossa história muito conturbada, mas tivemos uma CNBD que nunca desiste de seu historial, mas ao contrário como referência confiável e profética, – conclui Dom Roberto Francisco.