Dom Roberto Francisco presidiu Santa Missa de abertura do Novenário de Nossa Senhora de Lourdes em Itaperuna
Na noite deste domingo (02/02), Festa da Apresentação do Senhor, o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco presidiu Santa Missa de abertura do Novenário da Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Itaperuna, que teve como concelebrante Pe. Gustavo Ribeiro. No inicio da Santa Missa Dom Roberto abençoou as velas, destacando a tradição da cerimônia das luzes e chamou atenção para a vida consagrada que deve ser essa luz a iluminar o mundo.
Com a Festa de Nossa Senhora de Lourdes a Igreja celebra o Dia Mundial do Enfermo. O Papa Francisco em sua mensagem chama a atenção para o cuidado pastoral e da assistência às pessoas enfermas. A humanidade ferida é contemplada por Jesus com olhos que veem e observam, porque penetram em profundidade: não correm indiferentes, mas param e acolhem o homem todo e todo o homem segundo a respetiva condição de saúde, sem descartar ninguém, destaca o Papa.
– Queridos profissionais da saúde, qualquer intervenção diagnóstica, preventiva, terapêutica, de pesquisa, tratamento e reabilitação há de ter por objetivo a pessoa doente, aonde o substantivo pessoa venha sempre antes do adjetivo doente. Por isso, a vossa ação tenha em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásia, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem mesmo se for irreversível o estado da doença. Quando vos defrontais com os limites e possível fracasso da própria ciência médica perante casos clínicos cada vez mais problemáticos e diagnósticos funestos, sois chamados a abrir-vos à dimensão transcendente, que vos pode oferecer o sentido pleno da vossa profissão. Lembremo-nos de que a vida é sacra e pertence a Deus, sendo, por conseguinte inviolável e indisponível – alerta Francisco.
Programação resumida
De 02/2 a 10/2 Novenário
19h – Missa
11/02 Dia de Nossa Senhora de Lourdes
7h: Missa – Cel. Pe. Gustavo Ribeiro dos Santos.
19h: Missa Solene –
Cel. Pe. Gustavo Ribeiro dos Santos
Texto: Ricardo Gomes e Fotos Pascom N S de Lourdes