Dom Roberto preside Vigília Pascal na Catedral do Santíssimo Salvador

Texto e Fotos: Antônio Filho – Comunicação Diocese de Campos

A Solene Vigília Pascal – coração da Liturgia Católica –, reuniu fiéis de diversas idades, na noite deste sábado (8), na Catedral do Santíssimo Salvador, sendo conduzida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco. Com as luzes do templo apagadas, a celebração começou com a bênção do fogo novo e do Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado e, através de sua chama, todos os presentes acenderam suas velas.

Após as leituras, a celebração continuou com a liturgia batismal, quando os presentes receberam o sacramento do Batismo, confirmando sua entrada na Igreja e sua fé em Cristo. Por meio da Eucaristia, fiéis celebraram a ressurreição de Cristo.

“Páscoa é a razão de nossas vidas, pois é a vida de Deus em nós. Se a Galileia era o caminho para encontrar o Cristo ressuscitado, que lá estejamos, para viver este encontro com o Senhor, que está vivo. Mas, para este encontro, precisamos vencer os obstáculos, pois somos sal da terra e luz do mundo, a partir do Cristo ressuscitado”, disse Dom Roberto.

A Vigília Pascal foi concelebrada pelo pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz; pelo reitor do Santuário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé e pelo vigário paroquial da Catedral, Pe. Tayson Freitas. O diácono permanente José Lúcio Ferreira conduziu o Círio Pascal. Leituras e cânticos foram feitos por seminaristas por ministros da palavra.