Exposição Santas Mulheres na reabertura do Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, sediado nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Mortecompleta neste sábado 29 anos e reabre nesta sexta feira a visitação com a Exposição Santas Mulheres.  A mostra fica até o dia 8 de agosto e funciona de terça feira à sexta feira das 9h às 17h e sábado e domingo das 9h às 13h. A exposição conta com imagens do Século XVII ao Século XXI além de peças em tecido e papel.

Ricardo Gomes – Jornalista

Fotos: Larissa Torres

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis que funciona nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte (Largo da Lapa, Rua Dr. Bastos, s/nº – Centro Telefone: (24) 3369-7693 – Angra dos Reis, será reaberto nesta sexta feira com a Exposição Santas Mulheres. A exposição fica aberta a visitação até dia 8 de agosto. O acervo reúne cerca de dois mil itens distribuídos em coleções de imagens, prataria e indumentarias datadas entre os séculos XVII e XX. Todo acervo é tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A mostra apresenta a biografia de mulheres que deram a sua contribuição na difusão do Cristianismo destacando o papel da mulher na igreja desde Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e mulheres com seus exemplos de vida e uma oportunidade de homenagear todas as mulheres que dedicam a sua fé e a preservação da igreja diante da intolerância religiosa, violência e situações que passam as mulheres.

– A criação deste espaço fruto de um grande esforço envolvendo a comunidade, a Igreja e a Prefeitura foi e é ainda uma conquista de grande importância para a história da cidade de Angra. Falar de Patrimônio Histórico brasileiro sem percorrer as igrejas centenárias do Brasil e a arte sacra é impossível. O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis é um espaço que guarda o rico acervo sacro de igrejas, capelas e irmandades de nossa cidade, o Museu conserva, divulga e busca através de suas exposições trazer para o público informações relevantes sobre a arte, a história, mas principalmente o Museu trata de pessoas e da importância de cada um que viveu e vive em nossa Angra dos Reis.- declara Luciana Praça – Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis.

Na opinião do Secretário Executivo de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara a volta das atividades do museu após 12 meses fechado devido a pandemia marca dois momentos importantes. A comemoração dos 29 anos de história e o retorno as atividades culturais diante das dificuldades dentro de um processo pandêmico exigindo todos os cuidados.

– Estamos conseguindo retornar aos poucos com as atividades culturais, que ao longo do processo pandêmico têm sido um importante instrumento na manutenção da esperança, além de levar alegria, diversão, entretenimento e informação para população. Segundo, para comemorar, no dia 22 deste mês, o 29º aniversário do Museu de Arte Sacra, instituição que tem proporcionado aos seus visitantes conhecer melhor a história de nossa cidade – disse Andrei.

1 Comentário