Fiéis participam da Missa da Missa de Cinzas 2022

Celebração foi realizada na Catedral do Santíssimo Salvador, sendo presidida pelo bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz

Texto e Fotos: Antônio Filho – Comunicação Diocese de Campos

Marcando a abertura do período da Quaresma, a Santa Missa de Cinzas foi realizada nesta quarta-feira (2), na Catedral do Santíssimo Salvador, sendo presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Seguindo todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, a celebração teve um público bem maior de fiéis, em comparação com o ano passado, quando as regras sanitárias em vigor eram mais rígidas e determinavam apenas 30% da ocupação dos templos religiosos.

Dom Roberto, durante a missa, falou da Campanha da Fraternidade 2022, lançada nesta quarta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Pelo segundo ano, durante a imposição das cinzas – sinal de penitência e conversão, principal tônica da Quaresma –, ao invés da cruz feita em suas testas os fiéis tiveram as cinzas derramadas em suas cabeças.

Vivemos, nesta Quarta-feira de Cinzas, além a liturgia do início da Quaresma, uma jornada mundial de oração e jejum pela paz, convocada pelo Papa Francisco, para pedir o fim da guerra na Ucrânia. Neste período de reflexão, nos deparamos com a bonita mensagem da Campanha da Fraternidade exaltando a educação, atividade que eleva e desenvolve a integralidade do conhecimento humano, através do diálogo e do encontro – disse Dom Roberto Francisco.

A santa missa foi concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco da Catedral, Monsenhor Leandro Diniz; pelo vigário paroquial da Catedral, Pe. Alfredo Rosa Borges e pelo reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé. Os seminaristas cerimoniaram a celebração.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *