Forania São José promove 6º Mutirão de Confissões e recepciona novo sacerdote palotino

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Na noite desta quarta-feira (20/03), a Forania São José, na cidade de Itaperuna, na região noroeste fluminense, promoveu o 6º Mutirão de Confissões. O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Vinhosa. O dia foi marcado pela recepção ao Pe. Gilmar Simplício (SAC), que iniciou o pastoreio na Paróquia São Benedito, no bairro Niterói, que está confiada a Sociedade do Apostolado Católico a convite do então bispo de Campos, Dom Carlos Alberto Navarro.

A Sociedade do Apostolado Católico é uma comunidade internacional de padres e irmãos, fundada pelo sacerdote romano Vicente Pallotti (1795-1850). O nome do fundador deriva do nome popular “palotinos”. O título oficial em língua latina é “Societas Apostolatus Cattolici”. As iniciais do título latino formam a abreviação “SAC” que se acrescenta ao nome dos “Palotinos”.

História – No ano de 1947, a paróquia de São José do Avahy em Itaperuna recebeu o alemão Pe. Humberto Lindelauf como pároco. Com grande zelo, dedicou-se inteiramente à comunidade. Naquela época, os fiéis do bairro Niterói, obedientes à voz do novo pastor, atravessavam a ponte e, do outro lado, cumpriam suas práticas religiosas na Paróquia São José do Avahy. No ano de 1957, foi colocada a pedra fundamental da igreja de São Benedito. A igreja foi elevada à categoria de Paróquia no dia 1º de maio de 1968. O seu território foi desmembrado da Paróquia São José do Avahy em Itaperuna e da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio de Pádua/RJ.  Dom Antônio de Castro Mayer, bispo diocesano de Campos, nomeou como primeiro pároco o Pe. Roberto Gomes Guimarães. Sua posse ocorreu no dia 12 de maio. Em 05 de maio de 1973, um novo pároco assumiu o pastoreio desta comunidade: Pe. Lamar Barreto Calzolari. A partir de 2004, Pe. Estêvão Lewandowski assumiu como pároco da comunidade. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *