Fráter Robério Santana de Lima, C.Ss.R., que conta sua experiência em vivenciar o Ano Pastoral no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Na Congregação do Santíssimo Redentor, após os estudos da Teologia, o Missionário Redentorista realiza o Ano Pastoral, que consiste na experiência de convivência numa comunidade religiosa e também da prática pastoral, aplicando os conhecimentos adquiridos nos estudos de Teologia.

Em 2021, em sintonia com o processo de reestruturação, a Província do Rio teve a alegria de receber o Fráter Robério Santana de Lima, C.Ss.R., da Província de São Paulo, para vivenciar seu Ano Pastoral no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes (RJ), onde participou com dedicação e ardor missionário de diversas frentes de trabalho. No dia 12 de dezembro, concluído o estágio pastoral, o confrade se despediu da Comunidade Redentorista campista e retornou à sua Província de origem.

Confira, a seguir, a entrevista com o Fr. Robério:

Província do Rio – Como foi o seu Ano Pastoral na Província do Rio?
Fr. Robério – Neste Ano Pastoral, fui convidado a experimentar a vida Redentorista na prática, fora do âmbito da formação propriamente. Tive a oportunidade de conviver com os confrades, vivendo uma vida em comunidade, acompanhar as pastorais, que são também missionários conosco, e, assim, ir confirmando o “sim” dado a Deus por meio da ação concreta do dia-a-dia. Foi um momento muito especial em minha vida, pois fui levado a ser Redentorista na prática e assumir aquilo que aprendi no estudo da Teologia. Realizar esse estágio pastoral, para mim, foi a confirmação, a “cereja do bolo” de todo um percurso de formação, onde eu pude, na prática, sentir Deus me impulsionando a ser um Missionário Redentorista fecundo, que conta com as pessoas e está ao lado dos pobres e abandonados.

Província do Rio – Em quais frentes de trabalho você atuou no Santuário?
Fr. Robério – Dentre os trabalhos pastorais que realizei neste ano, acompanhei os jovens, acólitos, coroinhas, Terço dos Homens, Legião de Maria, confrarias e outras pastorais que pude dar assistência, realizando um trabalho em comunidade.

Província do Rio – Dentre esses trabalhos pastorais, qual projeto mais o marcou e com o qual você mais se identificou como Missionário Redentorista?
Fr. Robério – Dentre esses trabalhos, me marcou muito a assistência a pessoas em situação de rua. Trata-se de um trabalho pastoral extraordinário, um café da manhã aos domingos, no qual temos a oportunidade de sermos uma Igreja em saída, que se compadece. Vi neste trabalho missionário uma realidade que nos toca como Redentoristas, situações muito marcantes de pessoas que estão, de fato, abandonadas pela sociedade e pelo poder civil. Ali, tivemos a chance de sermos também a voz de Deus na vida daquelas pessoas e percebermos o quanto nós temos ainda que trabalhar para ter uma sociedade e uma Igreja diferente. Esse trabalho de assistência aos moradores de rua nos ajuda a pensar sobre a vida. Então, o Missionário Redentorista, antes de qualquer coisa, é chamado para estas realidades.
Neste ano de estágio, eu tive a oportunidade de ser um Redentorista no meio daqueles que não tem nada, não tem vez, não tem voz. Há situações muito marcantes neste trabalho, como por exemplo, ver uma pessoa pedindo ou lutando por um pedaço de pão.
Nós, Missionários, somos convidados a essas realidades de sofrimento, mas que nos permite levar a esperança, oferecer o pão da Palavra, da Eucaristia.

Província do Rio – Vale a pena ser um Missionário Redentorista?
Fr. Robério – Posso dizer que sou muito feliz por ser Redentorista! Vale muito a pena porque o nosso trabalho não é um trabalho perdido. Nós somos convidados pelo Senhor a sermos continuadores de sua obra, de seu Reino, em um mundo carente de afeto e de Deus. Precisamos ser esse sinal de esperança, que devolve às pessoas a vontade de viver a fé e o amor a Deus! Nós, que estamos ao lado dos pobres e abandonados, queremos que eles saiam dessa situação e se encontrem com Deus, fazendo uma experiência profunda de esperança, de vida, amor e paz. Nós, Redentoristas, estamos aqui para gastar a nossa vida anunciando ao mundo que nem tudo está perdido e que Deus está ao nosso lado. É muito importante para nós esse trabalho e esse carisma.

Província do Rio – Após essa experiência, qual recado você deixa aos jovens de hoje?
Fr. Robério – Eu convido a todos vocês, jovens, a responderem seu “sim” a Deus sem medo, assim como Nossa Senhora que não teve medo e disse “sim”, foi ao encontro, ajudou, anunciou e manifestou a graça de Deus através de seu gesto silencioso. Que vocês possam ser Missionários conosco, anunciando a copiosa redenção. Venham! Não tenham medo!
Fonte: Site da Província do Rio
 Fotos: Pascom Santuário NSPS-Campos/RJ