Jovens e adultos de Santo Antônio de Pádua recebem o Sacramento da Crisma
“O Espírito Santo nos transmite os seus três frutos na caridade, paz e alegria. Este que nos leva a irradiar o mundo”, declara Dom Roberto Francisco.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Lia Vincler (Pascom Paróquia Nossa Senhora das Graças)
Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no município de Santo Antônio de Pádua, no Vicariato Noroeste, participaram na noite deste sábado (16/11), da Santa Missa onde foi administrado o Sacramento a Crisma para 38 jovens e adultos. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, concelebrada pelo pároco Pe. Fagner Ribeiro, além da presença do diácono Fábio Menezes. De acordo com Dom Roberto, Santa Helena Guerra, sobre o Sacramento da Confirmação, dizia a uma carta ao Papa Leão XIII, que a Igreja vive um Cenáculo permanente, um novo pentecostes cada vez que celebra este sacramento. “Então, é reassumir a plenitude do Espírito Santo na vida da Igreja, por isso mesmo viver nesta vida sinodal de comunhão, participação e de missão. Uma eclesiologia integral, que não vive para dentro, mas transborda para fora na missão e na alegria de ser cristão. O Espírito Santo nos transmite os seus três frutos na caridade, paz e alegria. Este que nos leva a irradiar o mundo. Transformar o mundo na cultura de Pentecostes que é de comunhão, solidariedade e unidade na diversidade”, disse Dom Roberto.
Segundo o pároco e vigário forâneo Pe. Fagner durante todo este ano eles fizeram uma grande preparação, para meditar os mistérios da nossa fé, aprender mais, assim amadurecer a missão. “A grande missão para a preparação da Crisma é fornecer aos jovens e adultos essa condição de se decidirem por Jesus, estar firmes na caminhada. Se prepararam, fizeram o retiro e agora receberam o Sacramento para continuar firmes na caminhada. Deus abençoe a cada um deles, mas a todos os padrinhos, familiares para que continuem firmes na missão”, afirmou o sacerdote.
Por vezes, as pessoas confundem a Santa Missa do Crisma com a Santa Missa na qual é administrado o sacramento da Crisma. A Santa Missa na qual é administrado o sacramento da Crisma consiste em uma celebração na qual o bispo diocesano confere o sacramento da Crisma a um grupo de catequisandos. Nessa celebração o bispo unge a fronte dos crismandos (testa) com o Óleo do Santo Crisma. Já a Santa Missa do Crisma é consiste em uma celebração presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos presbíteros da diocese. Esta celebração é marcada pela renovação das promessas sacerdotais dos padres junto ao bispo, a bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a consagração do Óleo do Santo Crisma.