Jovens e adultos recebem o Batismo em preparação da Etapa da Crisma na Paróquia São Gonçalo
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Neste sábado (26/10), foi realizado na Igreja Matriz São Gonçalo, com o apoio da Etapa da Crisma os batizados de 12 jovens e adultos de várias comunidades do território paroquial. O diácono Júlio Oliveira presidiu o Rito do Batismo. Os batizados participaram da era da de formação da Crisma. O Sacramento da Crisma será administrado pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco no dia 15 de novembro, às 09h no distrito de Tocos e às 18h na Igreja Matriz, no subdistrito de Goitacazes.
A Constituição Sacrosanctum Concilium fala sobre a iniciação cristã para adultos, ou seja, o catecumenato de adultos. O catecumenato é um programa de formação que dura, em média, um ano. O Rito da Iniciação Cristã de Adultos permite que os participantes recebam os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. A escolha do padrinho ou madrinha é feita pelo batizando.
“O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, conduzir à maturidade a sua conversão e a sua fé. Trata-se duma formação e de uma aprendizagem de toda a vida cristã, mediante a qual os discípulos se unem com Cristo seu mestre. Por conseguinte, sejam os catecúmenos convenientemente iniciados no mistério da salvação, na prática dos costumes evangélicos, e, com ritos sagrados a celebrar em tempos sucessivos, sejam introduzidos na vida da fé, da Liturgia e da caridade do povo de Deus”. É o que reza o número 1248 do Catecismo da Igreja Católica, ao falar em sua Segunda Parte sobre a Celebração do Mistério Cristão. Mas já a Constituição conciliar Sacrosanctum Concilium destacava a importância da iniciação e formação permanente para adultos.