JUBILEU DE PRATA
Humildade. Dedicação e Doação. O Jovem Alcemar volta a cidade que o acolheu na juventude e onde nasceu a vocação ao sacerdócio. Na quarta feira (10/12), Pe. Alcemar Pereira da Silva celebrou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Italva o Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal. Recordações de um tempo que viveu na cidade e momento para rever amigos. Márcia Ramos recorda o tempo de Grupo Jovem até o ingresso no Seminário Diocesano, a Ordenação Diaconal e Sacerdotal. Voltar ao lugar onde tudo começou. Emoção e alegria contagiante. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi sua primeira paróquia.
– Boas recordações. Recordo de nosso querido Pe. Alcemar desde os tempos de Grupo Jovem. Aqui nascia a vocação sacerdotal e agora a emoção das celebrações dos 25 anos de sacerdócio. Quero dizer apenas uma palavra: Pe. Alcemar nós te amamos muito e nos unimos em oração por este momento tão especial em sua vida. Sacerdote zeloso, exemplo de dedicação e entrega ao serviço da igreja. Parabéns. – disse Márcia Ramos.
Na homilia, Pe. Maxiliano Barreto falou do amigo e recordou o tempo foi recebido no Seminário pelo Pe. Alcemar e teve a alegria de ter trabalhado em Italva por um tempo. Mas o importante é a humildade, destacou. “Um homem simples e humilde”. Foi um tempo muito tranqüilo e nunca teve problemas. E como se alegra em sucedê-lo em Italva.
– Emoção e alegria se juntam num momento em que toda comunidade se reúne para agradecer a Deus. Foi meu Reitor que me recebeu no Seminário e ficamos amigos. Hoje é uma alegria em falar num momento tão especial para Pe. Alcemar. Gratidão por sua amizade e quem sabe voltará a esta paróquia
Conhecer um pouco de como nasceu a vocação. Ao final da Santa Missa uma representação teatral contando um pouco da trajetória do jovem que chegou a paróquia para participar do Grupo Jovem. Tímido aceitou o convite de participar do Encontro Vocacional, ingressou no seminário e voltou para celebrar seu Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal.
Recordações Para muitos o tempo voa, mas alem das saudades, as recordações que deixaram marcas na vida de muitos. Jovens que receberam o batismo, primeira comunhão e os afilhados. Nas redes sociais as manifestações de carinho, respeito e admiração pelo Jovem que teve em Italva seu despertar vocacional e os 25 anos de sacerdócio parecem que o tempo não passa, mas passa e para Pe. Alcemar as marcas e exemplo continuam no coração de todos. Uma palavra define tudo: Parabéns Pe. Alcemar que continue sendo abençoado e sendo benção na vida de uma multidão que possa ajudar a transformar a sociedade.
– Agradecimento a Deus pelo Dom da Vida e da Vocação E meu agradecimento para esta cidade. Aos meus pais que me deram a vida e que estão na gloria e aqueles que me criaram e que tive a oportunidade de estar com eles em Itaperuna a todos que la residem e em Santo Amaro que estão aqui presente. Aqui nesta cidade quem me acolheu foi o Sr Sebastião Estevão e Gracinha que me acolheram aqui em Italva. Gratidão. – reflete Pe. Alcemar.
Testemunhos
– Parabéns Pe.Alcemar pelos 25 anos de Sacerdócio!! Deus continue abençoando sempre. – lma Coutinho
– Que bênção! O tempo voa! Batizou Tadeu bebê. Lembro como se fosse hoje. Pe amigo, sacerdote para sempre. – Terezinha De Jesus Florido José Gama
– Que alegria ver a confirmação do Sim do meu amado amigo Pe Alcemar. E Parabéns para o seu menino Adriana Bazeth que cresce em estatura e graça!. Mônica Cilane Gomes de Souza.
– Parabéns ao padre Alcemar pela honradez do seu chamado!- Antonio Carlos Bernardo Marques.
– Momento de muita emoção! Que Deus continue o abençoando e fortalecendo na FÉ! Que lindo a História da vida do Pe.Alcémar. – Elaine Barcellos.
– São 25 anos de sacerdócio, de uma vida entregue a Deus de alguém tão especial pra nós. Padre Alcemar é um desses homens raros, que de tempos em tempos Deus envia pra nós auxiliar a ter uma experiência de intimidade com Deus. Homem da obediência, que com seu jeito simples nos apresenta Deus. – Octávia de Assis.
– Fiquei extremamente honrado e feliz pelo convite para cantar o Salmo na Missa do Jubileu de Prata de Sacerdócio do Pe. Alcemar. Que Deus possa continuar o abençoando e fortalecendo esta missão tão importante para o Povo de Deus. Que venham os próximos 25 anos! Parabéns! – Erivelton Mendes – Secretário Municipal de Cultura de Italva.
– Festa linda!! Padre Alcemar merece todo nosso carinho, a comunidade de Italva ficou muito feliz em celebrar essa data tão especial! – Adriana Bazeth
Parabéns padre Alcemar!! Linda historia que Jesus o abençoe por onde passar como sacerdote. – Viviane Ramos
Uma História de Vida
Recordações e palavras de gratidão. Márcia Ramos fala da primeira reunião em Italva. Hoje 25 anos depois. Pe. Alcemar conserva o jeito simples,, mas com os mesmos dons de cativar e fazer e preservar amizades.
– Hoje com os mesmos dons e carismas e jeito simples de ser, só que muito mais amadurecido na fé, calejado pela vida, essa pessoa querida, completa um quarto de vida sacerdotal. Parabéns Padre Alcemar. Deus te concedeu todo esse tempo para evangelizar e a nós o pressente de sua catequese homiletica e a nós do Coral A Voz da Imaculada que participamos da primeira alegria, que foi sua ordenação, hoje participamos da segunda alegria, dando ênfase, beleza e gratidão a Deus por estarmos aqui, embora alguns já estão junto do Pai e outros impossibilitados, mas o que restou estivemos juntos neste dia. Estes 25 anos de todas as emoções cabíveis na vida de uma simples, mas gigante criatura diante de Jesus. – Márcia Ramos.
De volta ao túnel do tempo.
Recordar é viver. Num momento passa como que um filme e as recordações. Emoção e alegria para o jovem Pedro Eduardo Agripino dos Santos, 16 anos que foi escolhido para representar um pouco da vida do jovem Alcemar Pereira da Silva desde sua chegada a Italva. No coração o orgulho e a emoção, mas uma recordação de um simples carrinho Ferrari que recebeu do Pe Alcemar, uma relíquia do menino – jovem que decidiu deixar tudo para assumir a missão de evangelizar com a vida simples, imitando o Cristo que se oferece para a salvação de todos.
Edição Ricardo Gomes
Cobertura Fotográfica: Verônica Madureira, Ricardo Gomes, José Henrique Aguiar