JUBILEU DE PRATA: Paróquia em Campos completa 25 anos de fé e de evangelizarão

São 25 anos de Historias de fé, evangelização e de preservação da memória coletiva. No dia 5 de março a Paróquia Nossa Senhora de Fátima no IPS em Campos reúne fieis para estes momentos para recordar esse memorial que se mantêm vivo. A programação inicia no dia 2 de março com inicio do tríduo com meditação do terço mariano e missa presidida pelo Pe. Gilberto de Araújo Alvim

Tudo começou com o trabalho de décadas que foi realizado pelos Padres Redentoristas, e finalmente no dia 5 de março de 1995, Dom João Corso criava a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e confiava ao Pe. Gilson Motta e dava inicio do projeto de preservação do legado implantado na comunidade. Aos poucos surgiam as pastorais e movimentos e atualmente esse memorial é confiado ao Pe. Crimário Verdan. Nestes 25 anos passaram pela Comunidade sacerdotes que estarão celebrando esse momento jubilar.

– Estamos às portas da celebração do Jubileu de Nossa Senhora de Fátima no IPS. As Paróquias da nossa cidade, configurarmos e tornando mais habitáveis e mais coesos e injetando neles a alegria do Cristianismo. No caso Nossa Senhora de Fátima, 25 anos tem gerado uma comunidade viva e muito presente. Mostra a fecundidade e maturidade desta igreja e hoje nos apresenta um rosto de uma paróquia não apenas bem organizada e bem estruturada. Mas uma paróquia bem diversificada com muitas pastorais que dão ao laicato a chance e o protagonismo de evangelizar. – destaca Dom Roberto Francisco.

Recordações, alegrias e desafios. Kátia Rosa Ventapane destaca que as comemorações do Jubileu de Prata é momento de louvar a Deus pelas bênçãos derramadas na história desta comunidade paroquial e recordar as historias e o legado de fé. Partilhar esse momento e lançando um olhar para o futuro. Reafirmar o compromisso e a missão da Igreja católica na busca do Dialogo e em saída.

– Em preparação ao Jubileu de Prata paróquia, devemos ter a motivação para um renovado impulso missionário, sendo evangelizadores que rezam e trabalham. Neste Jubileu de Prata, terá a frente da paróquia, o Padre Crimário Verdan, que com seu trabalho, a paróquia vive o desejo de transformação e levar a todos da comunidade a viver a unidade em Cristo.   Que a comunidade permaneça viva, digna de perpetuar o nome de Nossa Senhora de Fátima, nossa Mãe Santíssima e de torná-la reconhecida pelas próximas gerações. É nessa certeza  de que nossa Padroeira Nossa Senhora de Fátima intercede sempre por esta comunidade, é o que nos faz seguir adiante, na alegria de servir. – explica.

Marco Antônio Lourenço Feliciano destaca que vivenciar este momento é muito importante. E chama a atenção para celebrar os 25 anos com proposta de evangelizar e formar comunidade de fé e de uma igreja missionária. Atuante das Pastorais e atualmente colabora na Pastoral da Comunicação. E fala da necessidade de um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para redescobrir a alegria de crer e o entusiasmo de comunicar a fé.

– Afinal, são 25 anos de uma comunidade que me sinto em casa e, faço muito orgulho de fazer parte dela. É muita emoção! Foram muitos momentos em que vivi ali e, espero poder viver mais 25 anos, para poder viver seus 50 anos. Manifesto minha felicidade de celebrar o Jubileu de Prata da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. – pontua Marco Feliciano.

Recordações de um tempo em que a comunidade se preparava para a criação da Paróquia. Morador no Bairro, Braz de Paula Nicolau recorda um pouco da historia que inicia com os Padres Redentoristas e a construção da capela e do apoio dos moradores. E a emoção de comemorar 25 anos. Um projeto que iniciou desde 11994 com o anuncio dado por Dom João Corso.

– Tivemos o privilegio de pertencermos a Paróquia São Benedito e sermos entregues para evangelização aos Padres Redentoristas verdadeiramente foram eles que através de um trabalho árdua, mas sempre com apoio da comunidade iniciar uma catequese e as missas eram celebradas nas varandas das casas. Construímos a primeira capela. Deixaram uma capela solidificada e uma obra social  atuante, grupo jovem e um coral que ano passado completou 26 anos de existência e com varias pastorais e movimentos. Em 1994 recebemos de Dom João Corso a noticia e providenciasse uma casa e ele criaria a Paróquia do ano seguinte o que foi feito e no ano seguinte foi criada a Paróquia. – destaca Braz.