Legado Beneditino: Devoção a Nossa Senhora das Rosas difundida em Campos dos Goytacazes

A presença dos Monges Beneditinos desde 1648 tem uma grande contribuição a fé e devoção mariana na Diocese de Campos. Na Praia de Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes (RJ) está localizada a única igreja dedicada a Nossa Senhora das Rosas no Brasil.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Os Monges Beneditinos foram os grandes desbravadores da fé e do início do processo evangelizador na Diocese de Campos. Desde 1648 aceitaram o desafio de implantar a fé católica na região com a construção de igrejas e difundindo a devoção aos santos e a Nossa Senhora. Em Campos dos Goytacazes está localizada a única igreja dedicada a Nossa Senhora das Rosas a única em todo o Brasil.

Construída em 1972 na praia campista de Farol de São Tomé a igreja é um dos centros da devoção mariana. Resgatar e contar a história da devoção está sendo um desafio para o Administrador do Mosteiro campista, Dom Bernardo Queiroz que está organizando os festejos para os dias 20 a 23 de junho. Devoção que remonta aos tempos das catacumbas. E no século III na catacumba de São Calixto encontrados os primeiros registros da devoção.

Segundo Dom Bernardo os cristãos tinham a tradição de desenhar rosas como simbolismo do paraíso e no Século V as rosas recebem representação de Nossa Senhora nos braços e rosas nas mãos. O início da devoção a Nossa Senhora das Rosas teve início no século XV e está relacionada a dois milagres que ocorreram entre os dias 3 e 4 de janeiro de 1417, na região Italiana da Brescia.

– Na ocasião, dois comerciantes viajavam rumo à cidade de Bérgano, quando se perderam no bosque de Albano e não encontravam a estrada, e procurando os atalhos. Não faziam ideia de que estavam apenas oito quilômetros da cidade. Com medo de serem roubados e devorados por animais selvagens, imploraram a ajuda a Jesus, invocando confiantemente Nossa Senhora, e prometem erguer uma capela em homenagem a ela assim que eles se salvassem. No mesmo instante, um feixe de luz desceu dos Céus e os conduziu até a cidade. – destaca Dom Bernardo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *