Missa na Catedral vai marcar 8 anos de Dom Roberto à frente da Diocese de Campos

A Diocese de Campos, celebra no próximo dia 30/07, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, a Santa Missa em Ação de Graças pelos 8 anos de Dom Roberto Francisco, como bispo diocesano de Campos. Um tempo de renovação e inovação pastoral com a implantação de um programa de governo de uma Igreja em Saída. Em sua ação pastoral destacou a importância de uma missão evangelizadora que vai às periferias existenciais e geográficas em defesa da vida e da dignidade humana e da valorização do leigo na Igreja diocesana. Pastor e Profeta Dom Roberto Francisco conquistou todos os seguimentos da sociedade.

Um pastoreio que coloca em relevo o papel do laicato na igreja católica. Paulo Roberto Carneiro, presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil da Diocese (CNLB) de Campos, ressalta a alegria em participar deste momento que a Diocese recebeu novo vigor e impulso para a caminhada rumo a uma nova evangelização.  “Destaco dois grandes momentos no pastoreio de Dom Roberto. A realização do Sínodo Diocesano que ocorreu durante dois anos e que trouxe um novo modo de agir na administração eclesiástica, na Liturgia e na ação evangelizadora. E como conseqüência a criação do Conselho Diocesano dos Leigos e Leigas e desta forma assumissem seu protagonismo como sujeitos eclesiais, responsáveis diretos pelo anuncio do Evangelho na Igreja Católica”, pontua Paulo Carneiro.

Oito anos de um pastoreio com novos ares a ação da Igreja Católica em diálogo com a sociedade e numa ação de visitar as periferias e no encontro com as realidades sociais. A presença nos ambientes representativos da Comunicação e da Cultura. Dom Roberto Francisco tem sido a voz profética de uma religião em saída na proposta do Papa Francisco. Para Rita de Cássa Ramos Soares, o bispo Dom Roberto contagiou a todos com a alegria e revelou a face de uma Igreja que se projeta na sociedade. “Receber Dom Roberto na casa de minha mãe foi uma alegria e uma emoção. Ir a casa de Maria da Conceição, 90 anos foi uma bênção que todos recebemos. E uma visita que representa esse Cristo que vem nos trazer a alegria de seu evangelho”, afirmou Rita de Cássia.

Texto: Ricardo Gomes (Pascom Diocese de Campos)