Missa reunirá agentes da Pastoral da Saúde no dia de Nossa Senhora de Lourdes

Com o tema “Maria, Mãe Fraterna e Solidária, gerando o Diálogo da Paz Social”, a Pastoral da Saúde Nacional, em parceria com o Regional Sul 1, realizará  Romaria Nacional Virtual, em comemoração ao XXIX Dia Mundial do Enfermo.

Ricardo Gomes

Com a Pandemia a tradicional Romaria Nacional da Pastoral da Saúde em parceria com o Regional Sul 1 que acontece no Santuário de Nossa Senhora Aparecida não acontecerá e no dia 11 de fevereiro, às 19h30 acontecerá a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campos e Referencial Nacional às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Imperial em Campos na comemoração do XXIX Dia Mundial do Enfermo terá  transmissão pelas redes sociais e esta edição terá como tema  Maria, Mãe Fraterna e Solidária, gerando o Diálogo da Paz Social . A celebração eucarística reunirá de forma virtual agentes da pastoral de todo o Brasil.

Dom Roberto Francisco destaca que este ano a Pastoral da Saúde é convidada a se inspirar na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Enfermo que convida a um olhar sobre a realidade de libertar da hipocrisia e a ter comportamentos que ganhem a confiança de ser um balsamo para o enfermo. E destaca a chegada da vacina como sinal de esperança. E agradecer aos médicos pela  descoberta da vacina contra o Covid 19.

– O quanto devemos agradecer a ciência medica por ter descoberto vacinas num processo tão rápido e seguro e queremos reconstruir a nossa convivência a partir da vacina que vai nos dar tranqüilidade para voltar as nossas atividades. Enquanto isso não acontecer vamos trabalhar os cuidados, as regras de vida, porque não se responsabiliza pela sua vida e a vida do outro é um portador da cultura da morte e muito importante neste momento saber que a diferença entre a morte e a vida pode ser uma máscara, pode ser esse cuidado de higienização, pode ser de não ser essa conduta de não se aglomerar, mantendo as distancias, a distancia social, ser silencioso, auto controlado e a serviço da vida porque é o dom precioso que devemos cuidar. A confiança na vacina é uma espécie de bálsamos que é um alivio e uma consolação que estamos precisando para recomeçar. Vamos cuidar uns dos outros, sermos responsáveis seja universal. – disse Dom Roberto Francisco

O Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, Alex Mota destaca que este ano as comemorações do Dia Mundial do Enfermo serão realizadas na intenção das vitimas do Covid 19 e em solidariedade com as famílias enlutadas.

– Em sintonia com a Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, a Pastoral promoverá a Romaria Nacional da Pastoral da Saúde, que reunirá milhares de agentes e camilianos de todas as regiões do país de forma online. O evento em virtude do Dia Mundial do Enfermo e da festividade da Virgem de Lourdes, também servi como preparação para a comemoração dos 35 anos da Pastoral, que serão comemorados em 9 de maio quando foi reconhecida no ano 1986 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB. – conclui Alex.