Missas presenciais em São João da Barra no fim de semana

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

(Fotos de Carlos Júnior e Ariana Chagas)

Fim de semana no município de São João da Barra com o retorno das missas presenciais com todas as medidas sanitárias. Uma forma de adaptação aos tempos de Pandemia. Na Quase Paróquia de Santo Amaro a celebração aconteceu na noite de sábado e o templo passou por desinfecção preparando para receber os fieis que estavam acompanhando pelas Redes Sociais. Emoção e a alegria dos fiéis que já na chegada foram acolhidos pela Equipe de Acolhida com álcool gel e orientando para a ocupação dos bancos com o distanciamento social e todos usando máscaras.

Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa fala dos desafios e o cuidado com as medidas da Defesa Sanitária. A abertura para as missas presenciais foi possível com o Decreto da Prefeita do Município de São João da Barra, Carla Machado e mediante reuniões com Dom Roberto Francisco para a elaboração do Protocolo com orientações da CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil. Uma situação nova e desafiadora mediante a Pandemia do Coronavírus e o numero de infectados no município.

– Para nós é um desafio em meio a Pandemia celebrar a missa com a presença dos fiéis com 30 % estipulado pela Prefeitura Municipal de São João da Barra e estamos tendo essa experiência pioneira na Diocese de Campos na Quase Paróquia de Santo Amaro e acolher as pessoas é muito bom ou tentar voltar à normalidade por ver a emoção das pessoas quando entram na igreja e quando nos procuram manifestando essa alegria.

Para o sacerdote é um desafio porque tudo é novo e da mesma forma que esta sendo abertas as missas presenciais, pode acontecer que haja necessidade de dar mais um tempo e fala da confiança em Deus. Um tempo de incertezas e de atenção as medidas protetivas da vida e as normas da Defesa Sanitária do Município. E declara que a Boa Noticia é o Evangelho que defende e protege a vida.

– A alegria de retornar a Casa do Pai e a Evangelização não foi interrompida beste período, mas continuada. Mas é tão bom quando dois ou mais estão reunidos no nome do Senhor e tenho a certeza que vai fazer bem a muitas almas, devotos e católicos e que a nossa experiência em Grussai, na Diocese de Campos seja uma experiência positiva. – pontua Pe. Pinali.

Mesmo com as missas presenciais continua com a transmissão pelas Redes Sociais. Pe. Marcos Paulo Pinali destaca os desafios de acolher bem e não deixar de pregar a Palavra em meio a Pandemia e a compensação de rever as pessoas e as pessoas falando da saudade de estar em comunidade em oração e pedindo pelo fim deste tempo de medo e incertezas. E quem comemora o retorno das missas presenciais é Frederico Tavares Rangel que fala da alegria em retornar a participar junto com a comunidade que se reúne para celebrar o Santo Sacrifício Eucarístico.

– Para mim é uma satisfação imensa, receber o Corpo de Cristo e tenho certeza que todos os fieis católicos e mesmo os que estavam acompanhando de suas casas pelas transmissões pelas Redes Sociais sentiam falta desse momento. E podemos observar a total segurança com 30% da capacidade e toda a higienização após a missa, suporte de fieis com álcool. Eu acho que é um passo importante para o Município porque para nós sem a Eucaristia fica difícil resistir a tantas dificuldades do nosso dia-a-dia. – observa Frederico.

Em Barcelos as missas quinta as 19h e antes Adoração ao Santíssimo e domingo às 19h. Medidas sanitárias respeitadas pelos fiéis.

Na Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Barcelos a celebração da missa presencial aconteceu na sexta feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.  As celebrações acontecerão toda quinta às 19h e antes as 18h Adoração ao Santíssimo na Matriz e  domingo às 19h.Um momento marcado pela emoção e a alegria do retorno as missas com a presença dos fiéis. Carlos Júnior, da Pastoral da Comunicação fala desta experiência do retorno as missas presenciais na Comunidade de Barcelos.

– Vejo com muita alegria porque todos fiéis estavam muito esperançosos de estarem participando das missas e mesmo estando acompanhando pelas Redes Sociais como uma forma de alento e de amenizar, mas essa oportunidade de estar retornando aos poucos com todos os protocolos do Poder Público, todos nos encheu de alegria e felicidade de estar retornando gradativamente. Vemos o semblante das pessoas nas missas presenciais. Para todos momento de grande alegria e ao mesmo tempo de emoção de nos reunirmos em comunidade. – observa Carlos Júnior.