Morre o Superior Geral dos Camilianos, Pe. Leocir Pessini

Na madrugada do dia 24 de julho de 2019, no Hospital São Camilo de Granja Viana/SP, faleceu o Pe. Leocir Pessini, superior geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos. O velório terá início no dia 25, às 12h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Vila Pompéia/SP. No dia 26, às 9h, será celebrada a Missa de corpo presente.

Pe. Leocir nasceu em 14 de maio de 1956, na cidade de Ibicaré/SC. Ainda na infância, seus pais mudaram-se para a cidade de Arroio Trinta/SC e depois para Iomerê/SC. Pe. Leo ingressou no seminário São Camilo em Iomerê/SC e lá iniciou o noviciado, em 25 de janeiro de 1974. A primeira profissão religiosa na Ordem dos Ministros dos Enfermos foi em 26 de janeiro de 1975. A profissão perpétua aconteceu em 25 de janeiro de 1978, seguida da ordenação diaconal em 21 de fevereiro de 1980 e a ordenação presbiteral em 23 de outubro de 1980, por Dom Paulo Evaristo Arns. Pe. Leo é doutor em Bioética e tornou-se um grande referencial dessa área no Brasil. Escreveu inúmeros livros sobre o assunto e ministrou inúmeros cursos no Brasil e em outros países.

Por meio de nota, a Coordenação da Pastoral da Saúde Nacional-CNBB, informou que “a morte nos deixou muito surpresos, com sua missão que lhe foi confiada, nos deixou um grande legado. Devemos sempre lembrá-lo com alegria, gratidão, dando continuidade na missão que nos deixou. Descanse em paz, na presença de Deus, por quem viveu na dedicação total aos irmãos e irmãs. Que seu exemplo seja imitado e sua memória abençoada. Aos familiares, Amigos, Sacerdotes Camilianos nossos mais sinceros sentimentos”, mencionou a nota oficial.

Já o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, afirmou em nota o legado e testemunho do Pe. Leo. “É com muito pesar que recebemos a notícia do passamento do Pe. Leonir Péssimo Superior Geral  dos Camilianos. Seu legado e testemunho foi profundo e luminoso. Seu amor a vida onde ela mais fraqueja e está mais exposta o tornou um dos bioeticistas mais afamados inspirando sua reflexão desde os povos sofridos da América Latina. Foi de veras um homem encantado pelo Deus da Vida colocando sempre em seus estudos seu olhar profético de um humanismo integral pleno de sentido. Agradecemos de coração sua presença sempre bondosa e ao mesmo tempo instigante a serviço da saúde para todos, especialmente os mais pobres”, afirmou o bispo.

Atualizado 18:15 (para inclusão da nota de Dom Roberto Francisco)