Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro permanece fechado

Mosteiro de Sao Bento

Ricardo Gomes

Em meio a Pandemia do Covid 19, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro continua fechado a presença dos fieis e aos visitantes. A solenidade do Patriarca dos Monges foi realizada com a Igreja Abacial de portas fechadas e com transmissão pelas mídias sociais. A medida foi tomada pelo Abade Filipe Silva mesmo com a flexibilização do isolamento social que permitiu a abertura das igrejas na cidade do Rio de janeiro.

O Mosteiro de São Bento recebe um grande numero de turistas e de fieis para as celebrações das missas e das orações do oficio divino que poderia promover aglomeração no tempo carioca.

– Até que tenhamos um cenário de prevenção que propicie mais segurança entre monges e fieis, as nossas celebrações continuarão sendo transmitidas pelo Canal do Youtube para que todos possam continuar rezando conosco de suas casas. Asseguramos nossas orações diárias pela atual pandemia, bem como aos que se foram, as famílias de nossa cidade, por todo o Brasil e pelos que tem se doado no enfrentamento da Covid 18. – comunica Dom Abade Filipe Silva.

1. Senhor Dom Abade Filipe Silva ,
    Sou Chucri Abboud , Embaixador do Libano de carreira aposentado , tenho trabalhado varios anos como representante do Libano ante a Santa Sé , na epoca da Sua Santidade Papa João Paulo II , época que lembro com carinho e de forma indelével .
    Estou no Rio de Janeiro desde mais e um ano , tentando esperar que o prestigioso Mosteiro de Sao Bento reabra as suas portas . E tentei as veszes ir pessoalmente assitir a sagrada missa alguns Domingos com minha pequena familia , em vao : Portas fechadas .
    Peço a Sua Reverenda Excelencia nos otorgar uma vez a entrada antes de voltar para a nossa casa na Espanha , pais onde ficamos residentes depois de aposentar . Se fot possivel , aceitarei com minha profunda gratidao .
    Obrigado , e com a Paz do Senhor .
    Embaixador Chucri Abboud . Rio 21/02/2022

2. Poxa fiquei muito triste, no dia do meu aniversário em 5 de abril fui no mosteiro rezar, pois sou devota de são Bento e dei com as portas fechadas, só a livraria aberta. Fiquei frustrada . Será que tem previsão para abrir???