NOTA FALECIMENTO – PAPA EMÉRITO BENTO XVI

– NOTA FALECIMENTO – PAPA EMÉRITO BENTO XVI

A Diocese de Campos manifesta seu pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI, ocorrido neste sábado, 31 de dezembro. O testemunho de vida do Papa Bento XVI é um exemplo para todos nós. A fidelidade à Igreja e a corajosa posição em favor dos mais desamparados sempre marcou passo a passo sua caminhada. A participação rica e inestimável no Concílio Vaticano II, além da presença na Comissão de Doutrina da Fé. Foi o Papa Bento XVI que assinou o Acordo Brasil Santa Sé, com o então presidente Lula, que foi o acordo maior e a concordata mais ampla, que não apenas garantiu os direitos da Igreja constituição, mas a liberdade religiosa, com o direito a todos os credos.

Bento XVI foi um extraordinário pastor no acompanhamento e promoção, na Igreja e na sociedade, das comunidades e da cultura religiosa afro-brasileira. Destaco a bela amizade entre o Papa Francisco e o Papa Emérito, marcada pelo respeito, dignidade e sempre de apoio a Francisco, como o único Papa. Além da teologia sábia que soube conjugar o Caritas in Veritate, ou seja, a Caridade com a Verdade e a Verdade na Caridade. Isso é muito importante, pois tem gente que a pretexto da verdade atacam os outros. Entretanto, toda a verdade é amorosa e todo o amor é verdadeiro.

Rezemos pelo Papa Bento XVI: “Confiamos, Senhor, na vossa imensa misericórdia, e pedimos: concedei-lhe, por vossa bondade, o convívio dos apóstolos e mártires”. Firmes na esperança, rogamos a Deus para que acolha em seu Reino esse servo bom e fiel, um verdadeiro homem de Deus. Firmes na esperança da Ressurreição,

Campos dos Goytacazes, 31 de dezembro de 2022

+ Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz