OAB Campos  prepara mulheres para disputa nas eleições

 As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da OAB Campos. O curso que será online, gratuito e virtual e iniciam no dia 8/09 até o dia 13/10 e as aulas serão realizadas em dois encontros semanais na plataforma do Youtube da OAB Campos mediante link de acesso disponibilizado as inscritas.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A OAB Campos promove de 09/09 a 13/10 o Curso Mais Mulheres Eleitas destinado mulheres candidatas aos cargos de Vereadora, Prefeita e Vice prefeita e surge de uma parceria entre as Comissões da OAB  MULHER e de Direito Eleitoral, presididas respectivamente, pelas advogadas Kely  Viter e Dra Pryscila Marins. O curso é gratuito e as aulas serão realizadas pelas Redes Sociais da entidade. A Presidente da Comissão da OAB Mulher de Campos Kely destaca que a iniciativa visa contribuir para a formação política de mulheres que desejam ser candidatas ou atuem como colaboradoras desenvolvendo estratégias e planejamento de campanha, de modo a oferecer acesso a conhecimentos e habilidades necessárias para tornar a campanha mais ativa e competitiva, ampliando as possibilidades de uma vitória na disputa ao pleito eleitoral de 2020.

Serão 10 módulos abordando “Gênero, Política e Poder em tempos de Pandemia”; “Desafios para a inserção e participação da Mulher Negra na Política”; “O Sistema Político Brasileiro”; “Como me tornar Candidata?”; “Planejamento Financeiro”; “Comunicação e Campanha nas Redes Sociais”; “Planejamento Estratégico de Campanha”; “Violência Política de Gênero”; “Políticas Públicas para Mulheres”; “Marketing Eleitoral

– A idéia do curso parte da necessidade de oferecer condições para que as mulheres ampliem suas chances de alcançar lugares de representatividade na política. Apesar de corresponderem a 53% do eleitorado do país e 44% dos filiados nos partidos políticos, o total de mulheres atuando na vida política, ocupando ou pleiteando cargos de representação na esfera municipal, é ainda pouco expressivo. – disse Kely.

Atualmente, segundo dados do TSE, apenas 11,7% das brasileiras estão à frente de cargos de Prefeituras e somente cerca de 13% foram eleitas para assumir cargos nas Câmaras Municipais. Já com relação às candidaturas, cerca de 68% dos municípios brasileiros não contaram com candidatas mulheres nas eleições de 2016. Naquele ano, apenas 32,79% das candidatas ao cargo de Vereadora são mulheres, ao passo que, concorrendo ao cargo de Prefeita, as candidatas representam somente 12,57% do total de inscritos.

Para a Presidente do OAB Mulher, Kely Viter os dados revelam que as mulheres, além de se elegerem menos, fazem também parte do grupo que lança menos candidaturas ao pleito eleitoral, o que revela que a política ainda está em vias de se tornar um espaço mais plural e representativo. Isto porque as candidaturas femininas, em sua maioria, enfrentam inúmeros obstáculos para ocuparem esses espaços. Além das dificuldades rotineiras, como a diversa jornada de trabalho, falta de apoio familiar, a responsabilidade sobre os cuidados com a família e o acesso das mulheres a tempo e recursos é mais precário do que dos homens.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *