Padres da Forania de Natividade celebram Missa para receber a Terceira Edição do Missal Romano

A Forania de Nossa Senhora da Natividade, que fica no Vicariato Noroeste da Diocese de Campos, recebeu na última terça-feira (07/11), a terceira edição do Missal Romano. Para comemorar o momento, oito sacerdotes que representam as paróquias de cinco municípios celebraram a Santa Missa já utilizando a nova edição no Sítio Água Santa, local popularmente conhecido como “Santuário das Aparições”, que comemorou neste ano de 2023 os 56º anos da aparição de Nossa Senhora de Natividade. O local, devido ao grande fluxo de fiéis, tem recebido o acompanhamento pastoral da Diocese de Campos, por meio da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade. A entrega das edições foi realizada de modo solene durante a celebração.

Segundo o Pe. Rogério Cabral, que é o vigário forâneo, o local para que os sacerdotes celebrassem a nova edição foi especialmente escolhido devido a presença Mariana. “Com alegria muito grande nós concelebramos a Missa, de modo que cada padre vai levar o novo missal para a sua paróquia, o mistério da liturgia, que nós chamamos de mistagogia. Eu queria agradecer aos padres da nossa forania de Natividade, agradeço ao padre João que é o pároco, por nos ter acolhido”, disse o sacerdote.

De acordo com o pároco do Santuário de Natividade, Pe. João Genes é um momento de alegria é o mesmo missal, mas com uma nova tradução e a presença dos demais sacerdotes, reforça a união do clero. “Como padre dessa forania, que sempre está unida para darmos início então ao uso deste missal, a partir daqui Nossa Senhora derrama suas graças sobre nós. Que possamos viver a cada dia junto com o povo a espiritualidade da celebração da missa, a arte de celebrar e esse missal nos ajuda, e muito, a lembrarmos isso que nós devemos celebrar com fervor celebrar em comunhão celebrar os mistérios da fé e assim então nós tivemos hoje aqui um dia. De alegria e de oração. Agradeço ao Pe Rogério Cabral, que é o nosso vigário forâneo aqui, dessa forania de natividade”, mencionou o Pe. João.

“Celebramos a primeira celebração com a nova edição do Missal Romano e assim concluímos mais essa etapa, para levar o povo a bem celebrar. Tudo em comunhão com o Papa Francisco, nosso bispo e a igreja. Que Deus abençoe a todos, que de agora em diante nós passaremos a celebrar com essa essa nova edição”, afirmou o Pe. Janvier Kataka.

A Terceira Edição também chegou à sede do Seminário Diocesano Maria Imaculada. O seminário começará a utilizar o novo missal ainda este mês, quando forem concluídas as obras de reparo e pintura da Capela do Seminário Maior. O trabalho de revisão da tradução levou 19 anos, desde seu início até a conclusão. Foram revistos todos os textos da missa, visando aproximar o máximo possível a tradução de língua portuguesa dos formulários em latim.